Baricitinibe é o primeiro medicamento aprovado para tratar Covid-19 no SUS

O remédio atua sobre o sistema imune, auxiliando no processo de recuperação de quadros inflamatórios.

  • Imagem: divulgação

    Pacientes adultos, internados por complicações da Covid-19, que necessitam de máscara de oxigênio ou cateter nasal, poderão ser tratados com baricitinibe. Esse é o primeiro medicamento aprovado para tratar a doença e incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

    O baricitinibe já foi utilizado em casos de artrite reumatoide ativa, de moderada a grave, e dermatite atópica de moderada a grave.

    O remédio atua sobre o sistema imune, auxiliando no processo de recuperação de quadros inflamatórios. Ele diminui a ação da interleucina-6 (IL-6), que é uma substância ligada à reações inflamatórias causadas por diversas doenças, e se apresenta em níveis elevados em casos graves de Covid-19.

    Os estudos analisados pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) mostram que o baricitinibe pode contribuir para uma redução significativa de mortes por coronavírus de pacientes adultos críticos.

    A decisão foi publicada na Portaria nº 34/2022 assinada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) no Diário Oficial da União.

    Informações da Agência Brasil.

    Comentários estão fechados.