Conheça as 9 principais dicas para que iniciantes tenham sucesso na musculação

  • A musculação é procurada por muitas pessoas, seja por estética ou por motivos de saúde, atraindo muitos adeptos nas academias.

    Porém, com as diversas informações que são divulgadas diariamente, muitos iniciantes ficam perdidos em como prosseguir e conseguir bons resultados com o treinamento.

    Dessa forma, é importante estar atento as informações para não se prejudicar na jornada no mundo da musculação.

    Sendo assim, este artigo busca auxiliar aqueles que estão iniciando na musculação por meio de 9 dicas de como ter melhores resultados e conquistar os seus objetivos.

    1. Realizar a avaliação física

    Antes de iniciar o treino é necessário consultar um profissional de Educação Física, para que este efetue uma anamnese e também a avaliação física para prescrever os treinos de maneira a atender as necessidades de cada pessoa.

    Através de uma boa avaliação é possível mensurar o nível de flexibilidade, força, resistência, assim como o condicionamento físico, os quais são dados bastante importantes ao prescrever o treino.

    1. Comece pelo básico

    Alunos iniciantes, em primeiro momento devem começar a musculação com treinos adaptativos, que preparem o corpo para o trabalho com peso, onde o principal objetivo é desenvolver resistência e coordenação motora.

    É importante não pular esta etapa, pois é importante para preparar os tendões, ligamentos e articulações para o treino resistido, que pode ser muito importante para evitar lesões no futuro.

    1. Tente progredir aos poucos

    A medida que o corpo for se adaptando é importante aos poucos ir aumentando a sobrecarga, de forma progressiva é claro, para assim poder aos poucos melhorando o desempenho nos treinos.

    É comum ver muitos iniciantes, seja por falta de paciência ou informação tentando aumentar a carga de maneira exacerbada correndo o risco de se lesionar.

    Sendo assim, é importante respeitar os limites e progredir de forma sadia, planejada e sem pular etapas para não se machucar na academia.

    1. Sempre priorizar a técnica

    Aprender a efetuar cada exercício com a técnica correta é muito importante e fará muito a diferença no futuro nos resultados de cada praticante.

    Sendo assim, cada repetição deve ser realizada de maneira controlada e com a amplitude correta, sem exagerar na carga, pois o principal objetivo é preparar o iniciante e melhorar o repertório motor é fundamental nesta etapa.

    1. Procure conselhos de um professor de Educação Física

    Com certa freqüência, alguns iniciantes até seguem o treino do professor nas salas de musculação, porém terminam abandonando o treino prescrito pelo profissional para seguir outro seguindo conselho de pessoas não habilitadas.

    Cada mudança no treino, só deve ser realizada após consultar o professor, pois por falta de experiência é mais comum cometer erros como iniciante.

    Seguir treino de fisiculturistas e terceiros pode ser contra produtivo e até lesivo, portanto o profissional de Educação Física é o indicado para sanar qualquer dúvida.

    1. Siga uma dieta segundo seus objetivos

    Para poder desenvolver músculos maiores e mais fortes é necessária quantidade correta de nutrientes e calorias para cada pessoa poder alcançar o objetivo da hipertrofia.

    Pois, de nada adiantará treinar adequadamente se não houver combustível suficiente para poder aumentar a massa muscular.

    Dessa forma, consultar um nutricionista é a melhor opção para que este profissional monte uma dieta que atenda as necessidades nutricionais de cada individuo.

    1. Dê a devida atenção ao descanso

    O treino é extremamente importante, pois ele é o estimulo para que ocorram as adaptações.

    Todavia, o corpo precisa descansar para poder se recuperar de cada sessão de treinamento e pronto para o próximo treino.

    Dormir bem é fundamental, pois durante o sono são secretados hormônios importantes para o crescimento muscular, como a testosterona e o GH (hormônio do crescimento).

    1. Hidratar-se de maneira adequada

    O consumo adequado de água é muito importante para o funcionamento correto do organismo e não beber água pode ter um impacto negativo no desempenho do treino e atrapalhar os resultados.

    Sendo assim, o recomendado é o consumo em torno de 2 a 4 litros de água diariamente para poder manter o organismo bem regulado e conseguir progredir na musculação.

    1. Achar que suplementos alimentares aceleram o processo

    Muitos suplementos famosos no mercado como: whey protein, creatina, BCAA, albumina, tribulus terrestris, entre outros, proporcionam benefícios, segundo site especializado onde profissionais abordam esses suplementos com mais profundidade e com base em estudos. Mas os especialistas orientam que antes de iniciar o uso, um nutricionista deve ser consultado e que esses suplementos são apenas um complemento nutricional. A alimentação sólida e equilibrada, ainda é um fator primordial para ter resultados significativos no ganho de hipertrofia.

    Concluindo

    Iniciar na musculação é um grande passo para aqueles que desejam uma melhor qualidade de vida, assim como também para aqueles que desejam desenvolver massa muscular e força.

    Porém é importante começar com cuidado e sempre consultar o profissional de Educação Física para conseguir resultados mais expressivos e diminuir os riscos de lesões.

    Lembrando também, que esta etapa pra o iniciante é de aprendizado e preparação para mais tarde poder treinar de maneira mais intensa, portanto a fase de adaptação nunca deve ser ignorada.

    É importante ser paciente e tentar evoluir de maneira gradual, para não se machucar e ficar afastado da academia por muito tempo, pois além do objetivo estético está a saúde e qualidade de vida.

    Bons treinos!

    Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.