Google Arts & Culture lança exposição virtual sobre ciência e inovação

  • A plataforma de arte e cultura do Google, em parceria com museus e instituições científicas, lançou uma coleção de vídeos, imagens, exposições, passeios virtuais e artigos que homenageiam a ciência, as invenções e as descobertas da humanidade.

    A mostra intitulada “Once Upon a Try” compila experiências interativas incríveis usando recursos como Realidade Aumentada e Machine Learning. O usuário pode assistir, por exemplo, a Teoria do Big Bang no chamado ‘The Big Bang in AR’, ou navegar pelas imagens das lentes do telescópio Hubble Space, visualizando mais de 127 mil fotografias dos arquivos da NASA.

    A iniciativa é resultado da parceria da plaforma com 119 instituições e fundações da área de ciência e tecnologia, de 23 países, entre as quais estão a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), o Smithsonian Institution, o Science Museum Group, a NCS India, o Deutches Museum, o Sichuan Museum e o Institut de France Académie des Sciences.

    Do Canadá, o Google Arts & Culture fez parceria com o McCord Museum, o Canada Agriculture and Food Museum  e o Canada Aviation and Space Museum. O aplicativo para os sistemas iOS e Android, inclusive, foi lançado no Canadá. Desde janeiro do ano passado os usuários canadenses puderam, por exemplo, experimentar a tecnologia que analisa se o rosto de uma pessoa combina com a arte de várias épocas da história – com vários graus de sucesso. O novo projeto está disponível online para o mundo todo desde 06 de março de 2019, podendo ser acessado diretamente no link da plataforma, na App Store ou Google Play Store.

    Entre os documentários exclusivos merece destaque “Cai Guo-Qiang e Leonardo da Vinci: Empurrando os Limites da Pólvora” – onde um dos artistas contemporâneos mais famosos do mundo experimenta o antigo material para expressar sua arte.

    No universo virtual proposto pela NASA os visitantes podem explorar a “Experiência de imagem da NASA” – conferindo centenas de milhares de fotos dos arquivos da Agência Espacial Norte-Americana, ou ainda visitar um ônibus espacial em realidade virtual.

    Mais de 400 histórias de curadores de museus de ciência e tecnologia de todo o mundo podem ser exploradas em quatro partes: Histórias extraordinárias por trás de coisas comuns; Invenções e descobertas que mudaram o mundo; Mentes brilhantes – Os pioneiros que você precisa conhecer; e Inovações do futuro – De volta para o futuro.

    No tópico “O que virá a seguir?” pesquisadores decifram questões como se poderemos viver em Marte ou no espaço, o futuro dos robôs ou qual será a comida do futuro. Além disso, cinco cientistas britânicos discutem a tecnologia do futuro, criando superpoderes com a ciência.

    Veja mais: https://artsandculture.google.com/project/once-upon-a-try

    Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.