Pesquisa revela que 63,3% das empresas de turismo no Paraná planejam expansão para 2025

Pesquisa realizada pelo Governo do Estado, Setu-PR, Sebrae/PR e Fecomércio/PR aponta otimismo e aumento no faturamento de empresas turísticas; expectativa de expansão para 2025.

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     Pesquisa Sondagem Empresarial 2024  para o setor do turismo teve os principais resultados divulgados nesta quinta-feira (19). Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR), em parceria com o Sebrae/PR e a Fecomércio/PR, o levantamento foi feito entre os dias 8 de outubro e 25 de novembro, contabilizando respostas de 575 empresas que atuam neste setor no Paraná.

    Os segmentos que mais responderam foram restaurantes, cafeterias, bares e similares (22,1%), meios de hospedagem (12,3%) e agências de turismo (9,7%).

    Para os dirigentes dos órgãos promotores da pesquisa, os resultados evidenciam crescimento do setor e mostram otimismo dos empresários para 2025. Do total de participantes, 36,3% afirmam ter registrado aumento no faturamento em relação a 2023, e, ao mesmo tempo, 63,3% pretendem expandir seus negócios nos próximos seis meses.

    Os resultados estão disponíveis no SiTU — Sistema de Inteligência Turística, plataforma lançada pela Setu no ano passado, onde estão compiladas pesquisas, levantamentos e os principais dados e indicadores do setor estadual.

    As empresas respondentes da sondagem são microempresas (48,7%), MEIs (36,0%) e de pequeno porte (9,4%). As empresas demonstram solidez no mercado, com 58,7% dos entrevistados apontando que estão em atividade há mais de cinco anos. Além disso, quase 40% informaram não ter colaboradores, sendo administradas apenas pelos sócios ou proprietários. 

    Impactos do turismo

    Os participantes da pesquisa destacaram que os principais benefícios do turismo são a movimentação da economia local (85,7%) e a geração de empregos (72,5%).

    Perfil dos hóspedes e evolução dos serviços

    Em 2024, o perfil dos hóspedes é formado por turistas de lazer (45,9%) e de negócios (45,1%). O levantamento também aponta aumento na taxa média de ocupação dos hotéis, que varia entre 61% e 70%, em comparação com 51% a 60% no ano anterior. Nas empresas de alimentos e bebidas, a maioria dos consumidores são moradores locais, turistas de lazer e de negócios.

    Cadastur e formalização do setor

    A pesquisa revelou que 74,3% das empresas estão registradas no Cadastur, aumento de 2% em relação a 2023. O sistema do Ministério do Turismo formaliza os prestadores de serviços turísticos, sendo obrigatório para segmentos como agências de turismo, meios de hospedagem e guias turísticos.

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