Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Na madrugada desta quinta-feira (6), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), efetuou a maior apreensão de maconha em Maringá desde junho de 2020. Foram recolhidas 5,6 toneladas da substância, causando um prejuízo estimado de R$ 27 milhões ao crime organizado.
A operação ocorreu após uma série de diligências que levaram as autoridades a um grande depósito próximo à BR-376. O comandante da 3ª Companhia do BPRv, capitão Luiz Eduardo Beiger da Luz, explicou que “durante as buscas no local, os cães de faro foram aplicados e localizaram diversos fardos da substância escondidos abaixo do solo”.
A apreensão faz parte da Operação Recobrimento Rodoviário, e a droga foi encontrada em caixas espalhadas por diversos cômodos do barracão e em um porão com uma tampa oculta. Além da droga, foram apreendidas munições de calibre restrito e duas caminhonetes, uma delas blindada e equipada com rádios comunicadores.
“Os veículos apreendidos tinham registro de roubo no Rio de Janeiro. Uma das caminhonetes tinha blindagem e rádio comunicador, estava preparada para o transporte dos narcóticos. Também apreendemos documentos e outros comprovantes que podem levar à autoria desta atividade criminosa”, acrescentou Beiger.
Todo o material apreendido foi encaminhado para a delegacia da Polícia Civil de Maringá para os procedimentos cabíveis.
Aumento nas Apreensões de Drogas
Relatório divulgado pela Secretaria da Segurança Pública na última terça-feira (4) aponta um aumento de 15,2% na quantidade de drogas recolhidas no primeiro quadrimestre deste ano.
De janeiro a abril de 2024, foram 90,3 toneladas, em comparação com 78,4 toneladas no mesmo período de 2023.
Operações Recentes
No dia 20 de maio, três operações distintas resultaram na apreensão de 4,5 toneladas de maconha e veículos em Guaíra e Altônia. As ações foram conduzidas por equipes do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e do Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal (Nepom/PF).
Paraná: Destaque Nacional
O Paraná lidera as apreensões de maconha no primeiro trimestre deste ano, com 51,5 toneladas recolhidas pelas forças de segurança, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Comentários estão fechados.