Combate: Maringá vai utilizar drones para detectar focos de dengue

Os drones permitirão a identificação de criadouros do mosquito Aedes aegypti em áreas de difícil acesso da cidade.

  • A Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Maringá, recebeu dois drones doados pela Receita Federal. Os equipamentos serão usados no trabalho de prevenção contra a dengue.

    Como em casos de imóveis que estão fechados ou abandonados e os agentes de saúde não conseguem entrar para realizar a vistoria e eliminar focos do mosquitos Aedes aegypti, o transmissor da dengue.

    “É um reforço muito importante para o nosso trabalho. Infelizmente, é comum encontramos casas fechadas e com vários focos de dengue”, explica a secretária de Saúde, Karina Rissardo. “Dependíamos das denúncias dos vizinhos e da parceria com outros órgãos para localizar esses focos. Agora, temos nosso próprio equipamento para o trabalho”.

    Os drones foram entregues pela Receita Federal no começo desse mês e as documentações já estão em andamento na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os agentes de saúde também farão um curso para aprender a pilotar os drones.

    Os drones são dos modelos DJI Air25 e o DJI Mini 3 Pro. Cujo valor total dos equipamentos estimado pela RF é em torno de R$ 11,3 mil. No documento entregue pela Receita Federal está descrito que os equipamentos devem “atender ao interesse público ou social”. Também é de responsabilidade da Prefeitura de Maringá homologar os equipamentos na Anatel e providenciar a autorização para operação na Anac.

    Segundo o gerente de Zoonoses da Secretaria de Saúde, Eduardo Alcântara, os equipamentos têm uma ótima qualidade, tanto pela funcionabilidade como pela resultado das fotografias e videos. O que vai ajudar e muito o trabalho dos agentes de saúde na prevenção contra a dengue.

    OPERAÇÃO

    No final de março foram feitas operações integradas com as secretarias de Saúde, de Limpeza Urbana, o Instituto Ambiental de Maringá, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Civil em quatro casas que estavam fechadas e tinham focos de dengue. Como em piscinas e recipientes no quintal. Em todas as ações foram usados drones dos parceiros. As equipes eliminaram os focos de dengue e os proprietários foram multados.

    Quem verificar algum imóvel com foco de dengue, pode comunicar pelo telefone 156 ou no site da Prefeitura pela Ouvidoria Online.

    Texto e fotos: Andye Iore / Secretaria de Saúde

    Comentários estão fechados.