A cada mil pessoas, três pedem o divórcio em Maringá, aponta IBGE

Nessa quarta-feira (27), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados sobre casamentos e divórcios no Brasil relativos a 2022. Paraná tem duas entre as 25 cidades com as maiores taxas de separações do país.

  • Nessa quarta-feira (27), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados sobre casamentos e divórcios no Brasil relativos a 2022. Paraná tem duas entre as 25 cidades com as maiores taxas de separações do país.

    Por Victor Ramalho

    A cada mil pessoas, em média 2,7 pedem o divórcio em 1ª instância em Maringá. O dado é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e faz parte de um compilado sobre casamentos e divórcios no Brasil, relativos ao ano de 2022. Os dados são foram divulgados nessa quarta-feira (27) e estão disponíveis para consulta pública.

    De acordo com o IBGE, a Cidade Canção registrou 950 divórcios em 2022. Já os casamentos somaram 2.707. Em números absolutos, o Brasil registrou 907 mil casamentos em 2022, contra 420 mil separações formais.

    A proporção de divórcios em Maringá está abaixo da média dos municípios que registraram os maiores números de separações. Mas o Paraná tem dois entre as 25 cidades onde as pessoas mais se divorciaram. Tratam-se de Xambrê, 4ª colocada no ranking e que teve uma média de 14 divórcios a cada mil casamentos, e Quatro Pontes, 7ª colocada, com uma média de 13 divórcios a cada mil casamentos.

    Em todo o Brasil, a cidade onde as pessoas mais se separaram em 2022, na média, foi Santa Luzia do Norte, em Alagoas. Por lá, a média é de 16 divórcios a cada mil casamentos. Em números absolutos, o recorde ainda pertence a São Paulo (SP), que registrou 26 mil divórcios em primeira instância em 2022.

    O Paraná não tem nenhuma cidade na lista das 25 maiores médias de matrimônios. Lidera a lista Sapucaia, no Paraná, que registrou 111 casamentos a cada mil habitantes em 2022. Em números absolutos, mais uma vez, o recorde é de São Paulo (SP), com quase 58 mil casamentos.

    Foto: Ilustrativa/Agência Brasil

     

    Comentários estão fechados.