Conheça “Mãozinha”, atleta com passagem por Maringá que estreou na NBA

João “Mãozinha” Pereira, de 23 anos, entrou em quadra na noite dessa quarta-feira (20) pelo Memphis Grizzlies, se tornando o 20º brasileiro da história da principal liga do basquete mundial.

  • João “Mãozinha” Pereira, de 23 anos, entrou em quadra na noite dessa quarta-feira (20) pelo Memphis Grizzlies, se tornando o 20º brasileiro da história da principal liga do basquete mundial.

    Por Victor Ramalho

    Um atleta com passagem por Maringá se tornou o 20º brasileiro a entrar em quadra na história da NBA, a principal liga de basquete do mundo. João “Mãozinha” Pereira, ala-pivô de 23 anos, fez sua estreia na noite dessa quarta-feira (20) – no horário de Brasília -, pelo Memphis Grizzlies, da cidade de Memphis, no Tennessee.

    Ele esteve em quadra por aproximadamente 10 minutos, na derrota de sua equipe, fora de casa, para o Golden State Warriors por 137 x 116. A contratação do brasileiro havia sido firmada menos de 24h antes da partida. Do outro lado, havia ainda outro atleta local: Gui Santos, que também estreava pelo Golden State Warriors em uma temporada que havia começado sem brasileiros na NBA.

    Mãozinha começou a carreira no basquete em 2018, pelo Maringá, que naquele ano disputou a chamada Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), uma espécie de torneio de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB). Então com 17 anos o atleta, natural do Rio de Janeiro, já despertou ali a atenção do Pinheiros, transferindo-se para a equipe paulista já na temporada seguinte.

    Antes da chegar na equipe da Conferência Oeste, ele defendia Mexico City Capitanes, franquia da G-League (liga de desenvolvimento da NBA). Mãozinha firmou um contrato emergencial com o Grizzlies de apenas 10 dias, após a equipe enfrentar uma série de lesões no meio da temporada.

    Com 2.07 m de altura, ele atuou profissionalmente por três equipes do Brasil: Pinheiros (2019/20), Fortaleza (2020/21) e Corinthians (2022/23).

    Foto: Divulgação/NBA

    Comentários estão fechados.