Prefeitura de Maringá quer transformar prédio do antigo aeroporto em museu

Nesta semana, o município efetivou a contratação do núcleo maringaense do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) para a realização de um concurso para a escolha do projeto de revitalização do local. Objetivo é transferir o acervo do museu do Calil Haddad para o novo espaço.

  • Nesta semana, o município efetivou a contratação do núcleo maringaense do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) para a realização de um concurso para a escolha do projeto de revitalização do local. Objetivo é transferir o acervo do museu do Calil Haddad para o novo espaço.

    Por Victor Ramalho

    A Prefeitura de Maringá planeja transformar o prédio do antigo aeroporto, na Avenida Gastão Vidigal, em um museu. Na segunda-feira o município finalizou a contratação do núcleo maringaense do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) para a realização de um concurso de arquitetura.

    O objetivo do concurso é escolher o melhor projeto, entre as empresas participantes, para a revitalização do espaço, abandonado desde 1997. A contratação do IAB custará R$ 174 mil e foi feita via dispensa de licitação, com a homologação publicada no Diário Oficial do Município dessa quarta-feira (13).

    Conforme o memorial descritivo publicado no Portal da Transparência, a ideia da Prefeitura é transferir para o antigo aeroporto o acervo do Museu de História e Arte Hélenton Borba Côrtes, em funcionamento desde 1996 no Teatro Calil Haddad. Com mais de 12 mil itens a coleção, atualmente, está exposta no térreo e também no primeiro andar do Teatro, que também é sede da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc).

    Entre as justificativas apontadas no documento para a construção de um novo museu, a Secretaria de Cultura afirma que, atualmente, o acervo “encontra-se em local não adequado e sem condições de abrigar, de forma correta e eficiente”, as peças ali expostas, que variam entre quadros pintados por artistas locais e também itens que remetem ao passado da cidade, como recortes de jornais, livros, revistas e fitas cassetes com entrevistas feitas com pioneiros.

    Não é a primeira vez que se discute a transformação do antigo aeroporto em um museu. A ideia já era debatida desde 2018, quando o imóvel foi oficialmente cedido pela União ao município. Em 2019, a Prefeitura chegou a anunciar que havia um projeto em andamento, em conjunto com várias secretarias municipais, para dar andamento a obra.

    Foto: Arquivo/Maringá Post

    Comentários estão fechados.