Em Maringá, mulheres ocupam 50% dos cargos no primeiro escalão da gestão municipal

Média de participação feminina em Maringá é maior do que as registradas, por exemplo, nos governos Estadual e Federal. Maringá também lidera a presença de mulheres na administração municipal entre as cinco maiores cidades do Paraná.

  • Média de participação feminina em Maringá é maior do que as registradas, por exemplo, nos governos Estadual e Federal. Maringá também lidera a presença de mulheres na administração municipal entre as cinco maiores cidades do Paraná.

    Por Victor Ramalho

    O 8 de março – Dia Internacional da Mulher – é sempre uma oportunidade de lembrar as lutas delas, seja as já vencidas ou aquelas que ainda estão por vir. A participação feminina na esfera pública, por exemplo, é uma pauta que, anualmente, é lembrada.

    De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por exemplo, o eleitorado brasileiro é composto de 52% de mulheres. No entanto, apenas 15% dos eleitos para cargos públicos entre 2016 e 2022 em todo o país eram do sexo feminino. As candidaturas femininas neste período também foi um número pequeno: 33% do total dos candidatos.

    Algumas cidades pelo Brasil tentam tomar iniciativas para aumentar a participação feminina na política. Recentemente, Maringá tem se destacado neste cenário. Atualmente, a Cidade Canção tem 50% dos cargos do primeiro escalão da administração municipal ocupados por mulheres.

    Entre as 30 secretarias municipais existentes, são 15 comandadas por elas. A última mulher secretária nomeada na gestão foi Natália Krainer, que neste início de ano assumiu a Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb). O número ainda pode aumentar nos próximos dias, com algumas mudanças de secretários já previstas em função da eleição municipal de outubro.

    O percentual de participação feminina no primeiro escalão da administração em Maringá é maior do que o registrado, por exemplo, no Governo Estadual e Governo Federal. No Palácio do Iguaçu, entre as 26 secretarias estaduais da gestão Ratinho Junior (PSD), apenas três são comandadas por mulheres, no caso, Luciana Azevedo (Controladoria-Geral do Estado), Luciana Casagrande (Secretaria de Estado da Cultura) e Leandre Dal Ponte (Secretaria da Mulher e Igualdade Racial).

    Já em Brasília, são 9 mulheres entre os 38 ministros do Governo Lula (PT), menos de 1/4 do total.

    Conforme um levantamento feito pelo Maringá Post, Maringá também lidera a participação feminina entre as cinco maiores cidades do Paraná. Nas outras 4 cidades consultadas pela reportagem, em nenhuma delas a participação de mulheres em cargos do primeiro escalão – que consideram secretarias, autarquias e empresas públicas municipais – ultrapassa os 40%.

    Ponta Grossa é quem mais se aproxima dos números de Maringá. Entre 18 secretarias, autarquias e empresas públicas, 6 são comandadas por mulheres, um percentual de 33%. Em Curitiba, são 9 mulheres entre as 30 pastas da atual gestão (30% de participação). Londrina e Cascavel já aparecem com números abaixo dos 20%.

    Na capital do Café, o índice atual é de 18%. Por lá, entre as atuais 33 pastas, apenas 6 têm um comando feminino. Já na cidade do Oeste do Estado, o percentual é ainda menor, de 16%: 4 mulheres em 25 secretarias.

    Um processo gradual

    Chegar aos números atuais em Maringá não foi tarefa fácil. Costumeiramente, as escolhas dentro de um secretariado demandam negociações e arranjos políticos embora, publicamente, Ulisses Maia sempre tenha declarado que, para escolher os profissionais que atuam em cada pasta, leva em consideração apenas “critérios técnicos”.

    “Em minha gestão, sempre valorizei a atuação das mulheres, ocupando cargos de liderança e tomando decisões. Esse é um trabalho que está sendo consolidado desde 2017, quando já avançamos muito na participação feminina na gestão pública. Avançamos, cada vez mais, ano após ano, para chegarmos neste feito histórico. Hoje, entre secretárias, superintendentes e diretoras, são 90 mulheres”, declarou o prefeito, em entrevista concedida ao Maringá Post em julho de 2023.

    É a primeira vez na história de Maringá que o secretariado municipal tem a mesma proporção de homens e mulheres, feito destacado pelo próprio chefe do Executivo. “As mulheres ocupam 50% dos cargos do primeiro escalão e 65% das funções do segundo escalão, algo inédito na história da Prefeitura de Maringá. Temos orgulho em dizer que as mulheres são protagonistas e ocupam espaços de decisão em nossa gestão”, resumiu.

    “Estamos sempre quebrando paradigmas”

    Maria Ligia Guedes, secretária municipal de Infraestrutura, foi a primeira mulher a ocupar um cargo de primeiro escalão na atual gestão, tendo inclusive participado da equipe de transição de Governo, em 2016. Na época, ela foi nomeada diretora de Turismo.

    Seis anos depois e com o status de secretária mais antiga do Executivo, ela diz que ser mulher e atuar na gestão pública é sempre desafiador. “Apesar dos grandes avanços e conquistas, nada é fácil para nós mulheres. Estamos sempre quebrando paradigmas. Estar como Secretária de Infraestrutura em Maringá, para mim é um orgulho e uma grande responsabilidade, pela confiança que o prefeito Ulisses Maia depositou na minha pessoa, como profissional”, contou à reportagem, também em julho de 2023.

    Policial Militar de carreira, ela diz que a experiência dessa época a ajudou a enfrentar os desafios da atual função. A secretária destaca que sempre trabalhou para conquistar o respeito dos colegas de profissão.

    “Quanto ao fato de ser uma secretaria predominantemente masculina, não vejo diferença. Sempre trabalhei em ambientes como esse, exercendo cargos de chefias e comando, tudo conquistado com Concursos externos e internos. Trato homens e mulheres igualmente. São profissionais. E o respeito não é imposição e sim uma conquista. […] A mulher é essencial nessa área, assim como em todas as outras. Mulher não invade espaço e sim ocupa um espaço que é seu. Entretanto, para mim, sempre tem que prevalecer a capacidade profissional, independente se homem ou mulher. E sim, a vivência militar ajuda em qualquer carreira ou cargo. A Polícia Militar é uma escola de vida”, afirma.

    Veja quem são as 15 mulheres que ocupam cargos no 1º escalão da Gestão Municipal em Maringá:

    Maria da Penha Sapata, presidente da Agência Maringaense de Regulação

    Sandra Jacovós, secretária de Assistência Social, Políticas Sobre Drogas e Pessoas Idosas

    Natália Krainer, secretária de Limpeza Urbana

    Alexandra Staudt, secretária de Comunicação

    Nayara Caruzzo, secretária de Educação

    Maria Lígia Guedes, secretária de Infraestrutura

    Bruna Barroca, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam)

    Ana Nerry, secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes

    Cinthia Amboni, presidente da Maringá Previdência

    Ariane Louise, secretária de Proteção e Bem-Estar Animal

    Jocelei Tozetto, secretária de Obras Públicas

    Terezinha Pereira, secretária de Políticas Públicas para Mulheres

    Juliane Kerkhoff, presidente do Instituto Ambiental de Maringá

    Amalia Regina Donegá, secretária da Criança e Adolescente

    Maria Elizabeth Dumont, secretária da Pessoa com Deficiência

    Foto: Divulgação/PMM

    Comentários estão fechados.