Dengue: saiba quais são os sintomas e quando procurar ajuda médica

Compartilhar

Foto: Reprodução/Arquivo-PMM
 

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em locais com água parada. Para evitar a proliferação do mosquito e a contaminação pela dengue, é preciso eliminar os possíveis criadouros, manter os ambientes limpos e fazer o descarte adequado do lixo.

A Secretaria de Saúde alerta a população para os sintomas da dengue, como febre, dor de cabeça, dor no corpo e manchas na pele, e recomenda que as pessoas procurem atendimento médico se apresentarem esses sinais. A Vigilância Epidemiológica também informa que a dengue pode se tornar mais grave depois que a febre passa ou diminui.

 
Confira perguntas e respostas com orientações sobre a dengue e tratamento:   
Quais são os sintomas da dengue?
 
Febre;
Dor muscular e/ou nas articulações;
Dor atrás dos olhos;
Dor de cabeça;
Náusea e vômito ;

Manchas avermelhadas pelo corpo.

 
Quais são os sinais de que a dengue pode ser grave?
 
Dor intensa na barriga;
Tontura, sonolência, pressão baixa;
Moleza ou irritabilidade;
Vômitos frequentes ou com sangue;
Sangramento de boca, nariz e outros;

Mais de quatro horas sem fazer xixi.

 

Quando procurar atendimento?

Caso tenha febre e mais dois dos sintomas, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima imediatamente. Se tiver qualquer um dos sinais de alarme, ou seja, aqueles sinais de que a dengue pode ser grave, deve procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Agir com rapidez é muito importante e aumenta as chances de cura.

 
Qual o tratamento ideal?
 

O tratamento é hidratação com soro oral, leite desnatado ou integral, sucos, água de coco e água. Uso de repelentes, repouso e uso de medicamentos como paracetamol/dipirona para dor e febre são essenciais.

 

A quantidade de líquidos que deve ser consumida será orientada pelo profissional de saúde, mas deve ser calculada de acordo com o peso da pessoa (60ml por quilo por dia).

 
Quando a febre passa significa que estou melhorando da dengue? 
 

Nem sempre. Nos casos de dengue, logo que a febre passa, a doença pode se agravar. Portanto, por volta do 3º ou 4º dia do início dos sintomas, é importante consultar novamente com o médico.

 
É necessário utilizar repelente mesmo com dengue?
 

Sim. O repelente também deve ser utilizado por pessoas com dengue. O uso de repelentes nesse período afasta o risco de contaminação dos mosquitos para transmissão da dengue para outras pessoas.

 
É dengue ou Covid-19? Como posso diferenciar os sintomas?
 

Na dengue, o sintoma mais comum é a febre alta (por isso a dengue é conhecida popularmente como ′febre quebra ossos′). A dor também é maior, principalmente nas articulações e atrás dos olhos, além das manchas na pele. A Covid tem como característica os sintomas respiratórios, como tosse e coriza, que não aparecem na dengue.

 

É importante lembrar que nas duas doenças há casos sintomáticos (sem sintomas). Além disso, para a Covid-19 há vacinação disponível nas UBSs.

 
Quais as formas de prevenção da dengue?

A melhor forma para prevenção da dengue é que a comunidade mantenha os quintais limpos, com a retirada de materiais que possam ser propícios para proliferação do mosquito da dengue. 

Outras medidas fundamentais também devem ser adotadas, como destinação correta dos materiais descartados, fechamento completo do saco plástico de lixo, cuidado com a vasilha de água de animais domésticos, retirada de água acumulada de plantas, manutenção da água de piscinas em condições de uso, entre outras.

 

*Secretaria de Comunicação


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas