66,9% dos paranaenses pretendem presentear no Dia das Crianças

A comemoração do Dia das Crianças foi instituída em 1924 no Brasil, e é um grande estímulo para o varejo no segundo semestre.

  • Outubro está chegando e a criançada está ansiosa para receber os presentes do Dia das Crianças, um verdadeiro Natal antecipado. E estão animadas com razão, pois a sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR mostra que 66,9% dos paranaenses pretendem presentear no próximo dia 12 de outubro.

    O percentual é menor do que no ano passado, quando 74,4% das crianças seriam presenteadas, mas esta é a terceira maior intenção de compras da série histórica da pesquisa, iniciada em 2016. O principal motivo para não presentear é não ter uma criança no círculo familiar ou social.

    O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, explica que a comemoração da data foi instituída em 1924 no Brasil, e é um grande estímulo para o varejo no segundo semestre. “A pesquisa do Dia das Crianças demonstra que dois terços da população paranaense pretendem presentear, voltando os brinquedos a se destacar com relação aos outros tipos de presentes para o público infanto-juvenil. Embora as compras pela internet se sobressaiam, o comércio tradicional lidera a preferência para a aquisição”, reitera.

    Tipo de presente

     

    Quem tem criança em casa já deve ter recebido alguma dica ou até mesmo uma lista com os itens mais desejados. Obviamente, os brinquedos despontam na preferência e serão a escolha de 69,6% dos consumidores, percentual bastante acima dos 55,6% mencionados na sondagem do ano passado.

    Roupas e calçados tiveram queda, ao passarem de 45,7% das menções em 2022 para 28,7% neste ano. Os jogos educativos também devem ter redução esse ano, com apenas 5,3% das citações, ante 9,6% em 2022. Da mesma forma os livros, que em 2022 receberam 5,1% das intenções de compra, este ano têm somente 2,8% das menções.


    A escolha do presente será feita principalmente por quem fará a compra, com 71,7%. Mas uma parcela considerável, de 36,8%, vai deixar a criança escolher o que quer ganhar.

    Tíquete médio

    O tíquete médio será de R$ 144,80, uma redução de 7,5% em relação ao ano passado. Ainda assim é o segundo maior tíquete da série histórica. Grande parte dos presentes (40,4%) custará até R$ 100,00, principalmente por se tratar de brinquedos, itens considerados – pelos adultos – menos essenciais do que roupas e calçados e que por isso geralmente recebem menor investimento.

    Por outro lado, 23,7% dos paranaenses planejam desembolsar mais de R$ 200,00 na compra do presente para o Dia das Crianças. Outros 20,8% pretendem gastar entre R$ 151,00 e R$ 200,00 e 15,1% vão despender entre R$ 101,00 e R$ 150,00.

    O coordenador de Mercado Empresarial, Comércio e Varejo do Sebrae/PR, Luiz Antonio Rolim de Moura, explica que o cenário econômico está favorável e que as datas comemorativas são momentos que impulsionam diferentes setores. “Segmentos como varejo e serviços são apenas alguns dos exemplos que se beneficiam do aumento das vendas nesses períodos. Isso, aliado ao cenário positivo, reflete na confiança de quem empreende e eleva a expectativa das vendas”, pontua.


    Pesquisa de preço

     

    Com 75,6%, a maioria dos consumidores fazem pesquisa de preço antes de comprar os presentes, sendo que 46,3% fazem a busca pela internet e 29,3% comparam valores pessoalmente nas lojas.

    Período de compra

    A semana que antecede o Dia das Crianças será a mais movimentada para o comércio, uma vez que 58,1% dos entrevistados pretendem fazer as compras até uma semana antes da data. Outra parcela considerável, de 18,3%, vai deixar para comprar o presente no mesmo dia.

    Local da compra

    Com 29,8%, a internet será o local preferido para as compras dos presentes, seguida pelas lojas de shopping, com 26,5%. O comércio de rua soma 36,3%, sendo 18,4% nas lojas de bairro e 18% nas lojas do centro.

    Forma de pagamento

    As formas de pagamento à vista serão a principal escolha dos consumidores, com 64,2%, somando 23% no pix, 21,4% no cartão de débito e 19,8% em dinheiro.

    As compras a crédito devem corresponder a 36,2%, sendo 21,8% no cartão de crédito parcelado e 14,4% no crédito à vista.

     

    Perfil de compra

    A maior parte dos paranaenses, 32,8%, vai presentear duas crianças; 27,5% apenas uma; 16,6% comprará presentes para três crianças; 9,3%, para quatro crianças, e 13,8% para mais de quatro crianças.

    Tradicionalmente, quem compra presentes no Dia das Crianças são os pais, que neste ano corresponderão a 48,2%. Mas esse percentual foi superado por pessoas com outro grau de parentesco com a criança, que somadas correspondem a 58,3%, incluindo tios (28,7%), avós (13%) e irmãos (8,5%), entre outros, seguidos pelos padrinhos (6,5%).

    O principal motivo que influencia na decisão de compra dos presentes mudou em relação ao passado. A qualidade do produto será o fator de maior peso na hora da compra, com 25,9%, ante 21,3% em 2002. Tal mudança ocorre principalmente pelo tipo de presente deste ano. Com brinquedos no topo da preferência, a qualidade e a segurança do produto ganham maior importância. O atendimento prestado pelo vendedor, que foi apontado como principal fator de decisão em 2022, passou para a segunda posição esse ano, com 22,2% das citações.

    Os aspectos relacionados a preço aparecem só depois, demonstrando que a percepção de valor para o cliente envolve toda a experiência de compra e não só a questão financeira.

    Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

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