Para incentivar imunização, cidade da região vai sortear bicicleta e vale-compras para quem se vacinar contra a gripe

Iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Associação Comercial e Empresarial de Loanda (Acil).

  • Iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Associação Comercial e Empresarial de Loanda (Acil). Na cidade, percentual de imunização dos grupos prioritários é de 55%.

    Por Victor Ramalho

    Em Loanda, cidade de pouco mais de 23 mil habitantes e distante 150km de Maringá, as autoridades de Saúde tiveram uma iniciativa ‘curiosa’ para encorajar a população a se vacinar contra a H1N1. Por lá, quem tomar o imunizante poderá concorrer ao sorteio de uma bicicleta aro 26 e de um vale-compras no valor de R$ 200.

    A iniciativa é em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Loanda (Acil) e estabelecimentos comerciais da cidade. Nas redes sociais, a própria organização convida a população a se vacinar e também convoca os empresários a imunizarem os colaboradores.

    “A vacinação contra a gripe é uma oportunidade única para proteger a saúde dos seus funcionários e fortalecer o seu negócio. […] A incidência de casos de gripe nessa época do ano é grande, e os funcionários com H1N1 precisam ficar afastados do trabalho por 5 dias”, diz a Acil em uma publicação no Instagram.

    O anúncio do sorteio foi feito em uma reportagem publicada pelo Portal da Cidade de Loanda. A informação foi confirmada pelo Maringá Post. Em nível nacional, a campanha de imunização contra a gripe se encerrou no dia 31 de maio, mas várias cidades do Paraná ainda estão aplicando imunizantes. Em Loanda, por exemplo, a vacinação segue nesta sexta-feira (16) até às 16h.

    Na última terça-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde de Loanda havia informado que a cobertura vacinal de grupos prioritários estava em 55%, número que acompanha a média estadual, mas é considerado baixo pelas autoridades de saúde.

    Cobertura vacinal de grupos prioritários em Maringá é de 57%

    Maringá realiza um mutirão de vacinação contra a gripe neste sábado (17). As 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade ficarão abertas das 9h às 13h para aplicação dos imunizantes. Toda a população acima de 6 meses de idade pode se vacinar, basta levar carteirinha de vacinação e documento com foto.

    Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade aplicou 97.779 doses do imunizante contra Influenza desde o dia 28 de março. Na cidade, o público prioritário é estimado em 170.776 pessoas, uma cobertura vacinal de 57%.

    Conforme dados do Painel Influenza, do Ministério da Saúde, no Paraná ainda restam pouco mais de 500 mil pessoas que precisam ser imunizadas dentro dos grupos prioritários. Em todo o Brasil, 62 milhões de doses de vacinas foram aplicadas desde o começo da campanha nacional. O público alvo estimado nacionalmente é de 77 milhões de pessoas.

    Imagem Ilustrativa/Arquivo/Sesa-PR

    Comentários estão fechados.