Três nomes são cogitados para assumir a Secretaria de Comunicação de Maringá

Embora não dê manifestações sobre o caso publicamente, o prefeito Ulisses Maia (PSD) se movimenta nos bastidores para encontrar um novo secretário. Definição deverá ocorrer até a próxima semana.

  • Embora não dê manifestações sobre o caso publicamente, o prefeito Ulisses Maia (PSD) se movimenta nos bastidores para encontrar um novo secretário. Definição deverá ocorrer até a próxima semana.

    Por Victor Ramalho

    Embora não comente o assunto oficialmente, a Prefeitura de Maringá trabalha para definir o nome do novo titular da Secretaria Municipal de Comunicação (SeCom), cargo que está vago desde a saída de Lucio Rosas, na última quinta-feira (20).

    Atualmente, quem responde pelas ações da pasta é a superintendente Alexandra Fante, conforme especificado em decreto publicado no Diário Oficial do Município de terça-feira (25). Apesar de bem avaliada internamente, a tendência é que a Jornalista não seja efetivada na função e siga no cargo que já ocupa atualmente.

    Nos bastidores, o prefeito Ulisses Maia (PSD) tem três nomes na mesa para ser o novo secretário. Conforme apurado pelo Maringá Post, dois nomes são indicações de pessoas próximas ao chefe do Executivo, enquanto um seria uma preferência pessoal de Ulisses.

    O nome mais forte da lista é o do Jornalista Victor Duarte Faria, ex-âncora do RCC News 18h, noticioso da rádio Jovem Pan Maringá e idealizador do portal de notícias Hoje Mais Maringá. Faria ganhou notoriedade no Jornalismo local por conta das reportagens investigativas, sempre envolvendo o poder público.

    Apesar do tom crítico que adota em seus textos sobre a política maringaense, o jovem comunicador tem um bom relacionamento com o prefeito. Oficialmente, ambas as partes negam qualquer conversa sobre o assunto.

    Outro profissional cogitado para a função é Wilame Prado, Jornalista e Bacharel em Direito. Prado já tem uma vasta experiência no ramo da Comunicação Política, tendo atuado em diversas campanhas eleitorais ao longo da carreira e trabalhado, inclusive, na Assembleia Legislativa do Paraná, além de ter sido Editor do Caderno de Cultura do extinto O Diário do Norte do Paraná e Diretor de Comunicação da Câmara de Maringá.

    Wilame já conhece a atual Comunicação da Prefeitura de Maringá, ponto que pode pesar favoravelmente. O Jornalista foi convidado pelo próprio Ulisses Maia para trabalhar na assessoria do município em 2021, quando a pasta ainda tinha status de Diretoria. No Paço Municipal, atuou como Diretor de Imprensa e Relações Institucionais.

    Por fim, outro nome indicado ao chefe do Executivo é o Gestor de Negócios Juliano do Lago. Apesar da formação do profissional não ser originalmente dentro da Comunicação Social, ele já tem experiência com a área, sendo Diretor da Viva Propaganda, agência de Comunicação e Marketing sediada em Maringá. No ramo político, Lago atuou como Chefe de Gabinete do ex-vereador e atual diretor do Procon, Flavio Mantovani (Solidariedade), nome próximo do prefeito e apontado como pré-candidato à Prefeitura em 2024 pelo grupo político de Ulisses Maia.

    Mudança no perfil

    A expectativa é que Ulisses Maia escolha o nome do novo secretário até a próxima semana. O prefeito de Maringá chegou recentemente de viagem de Portugal, onde fez parte de uma missão da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e estreitou parcerias comerciais para a cidade.

    Os nomes cogitados até o momento para assumir a Secretaria de Comunicação (SeCom) indicam uma mudança de perfil desejado para o futuro secretário. Wilame e Victor têm anos de experiência em redação, com ambos tendo atuado em jornais impressos, TVs, rádios e portais de notícias em Maringá, algo que pode ajudar no trato do município com os profissionais da imprensa, virtude que falta para a atual equipe de Comunicação da Prefeitura, segundo a avaliação de pessoas próximas ao chefe do Executivo ouvidas pela reportagem.

    Ainda segundo fontes ouvidas pelo Maringá Post, a SeCom é considerada essencial dentro da atual estrutura do Executivo. Por isso, a escolha do novo secretário é avaliada criteriosamente.

    Conforme mostrado pela reportagem no último fim de semana, a saída de Lucio Rosas, que ocupava o cargo desde abril de 2022, pegou muitos de surpresa, mas já era cogitada há algum tempo. Oficialmente, nenhuma das partes confirmou o real motivo da saída. Mas, para pessoas próximas, Rosas afirmou já ter outros projetos profissionais em andamento.

    Comentários estão fechados.