Dia Mundial da Água: Prefeitura divulga resultados do programa ‘Rio Limpo’

Na primeira etapa do ‘Rio Limpo’ foram realizadas coletas em nove pontos ao longo da bacia do Ribeirão Bandeirantes do Sul.

  • Por Murillo Saldanha / PMM

    Com monitoramento constante das 16 bacias hidrográficas da cidade, a Prefeitura, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), apresenta os resultados da primeira etapa do programa Rio Limpo e as ações desenvolvidas na bacia do Ribeirão Bandeirantes do Sul.

    Com a iniciativa, foi possível mapear 76 nascentes na área mais urbanizada do ribeirão, localizado na área industrial do município, na região Sul.

    A apresentação dos resultados ocorre durante a solenidade de abertura da programação do Dia Mundial da Água nesta quarta. O prefeito Ulisses Maia participa da programação e destaca os investimentos da gestão municipal para promoção do desenvolvimento sustentável. “Investir na preservação ambiental e dos recursos naturais é promover a qualidade de vida. Com o ‘Rio Limpo’ e tantas outras iniciativas temos consolidado nossa cidade como referência em sustentabilidade”, diz.

    A programação conta com a presença do secretário do Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, e de prefeitos da Associação de Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). Durante a cerimônia, o prefeito Ulisses Maia também realiza a assinatura de convênio com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Nupélia, para caracterização dos corpos hídricos do Ribeirão Bandeirantes do Sul e córrego Mandacaru. Os prefeitos da Amusep também assinam o Manifesto pelos Rios em defesa da proteção dos córregos urbanos.

    Resultados

    Na primeira etapa do ‘Rio Limpo’ foram realizadas coletas em nove pontos ao longo da bacia do Ribeirão Bandeirantes do Sul. Além disso, 55 empresas da região foram vistoriadas para verificar a regularidade do tratamento e destinação de efluentes líquidos, outorgas e licenças. Do total de coletas, em seis amostras analisadas foram obtidos parâmetros fora do permitido pela legislação ambiental vigente. A equipe técnica do IAM investiga quais podem ser as causas. Além disso, das empresas vistoriadas, 15 foram notificadas por irregularidades.

    O município estabeleceu prazo para atendimento da notificação e os processos seguem em andamento. A diretora-presidente do IAM, Juliane Kerkhoff, explica que o programa é voltado ao monitoramento para garantia da qualidade dos córregos. “A ideia é que a gente volte a fazer novas coletas nestes pontos e novas vistorias nas empresas para verificar se, a partir dos nossos procedimentos, foram executadas melhorias e se houve melhora na qualidade”, diz.

    Além desse monitoramento no Ribeirão Bandeirantes do Sul, que segue de forma constante, a Prefeitura de Maringá lançou nesta quarta-feira, 22, a segunda etapa do programa. Nesta nova etapa, o programa será realizado na bacia do Ribeirão Maringá e as vistorias vão começar no córrego Mandacaru. Assim como na primeira etapa, o IAM vai mapear as nascentes da bacia e realizar monitoramento da qualidade da água, além de conscientizar a comunidade e vistoriar empresas nos locais próximos à bacia.

    Ecoponto 

    Para reforçar as ações de sustentabilidade, a Prefeitura de Maringá, em parceria com a Insight Odonto, empresa júnior de odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), também realiza na manhã desta quarta-feira, 22, o lançamento do Ecoponto Insight. Com a iniciativa, serão instalados 50 ecopontos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e clínicas particulares para descarte adequado de escovas de dente.

    A programação do ′Dia Mundial da Água′ segue durante o dia outras atividades como a instalação de lixeiras e novos Retentores de Impureza de Águas Pluviais (Riaps) e o plantio de mudas de árvores.

    Confira a programação completa:

    14h – Instalação de novas lixeiras e de Retentores de Impureza de Águas Pluviais (Riaps) e pintura ilustrativa em bocas de lobo do projeto “O Rio Começa Aqui′.
    Local: Entorno da Catedral.

    15h – Apresentação do 1º Pomar Urbano e Composteira.
    Local: Escola Municipal Geraldo Altoé.

    16h – Plantio de 50 mudas de árvores na Av. Nildo Ribeiro da Rocha (rotatória Av. Carlos Borges).

    16h30 – Instalação de placa Maringá Cidade Árvore do Mundo na Av. Nildo Ribeiro da Rocha (rotatória Av. Carlos Borges).

    Foto: Rafael Macri / PMM

    Comentários estão fechados.