Prefeitura vai gastar mais de R$ 12,5 milhões em controladores de velocidade no trânsito

A prefeitura pretende gastar com a implantação dos equipamentos para controlar e reduzir a velocidade em 97 locais da cidade.

  • A licitação será aberta na quinta-feira, 15. A prefeitura de Maringá pretende gastar até R$ 12.578.490,95 para contratação de contratação de empresa prestadora de serviços com fornecimento, implantação e instalação de equipamentos controladores de velocidade.

    A empresa também ficará responsável pela manutenção dos equipamentos, que ainda objetivam reduzir a velocidade em pelo menos 97 diferentes locais do município.

    O modelo de equipamento que o município prevê é do tipo não intrusivo. Ou seja, a ideia é que não seja necessário fazer cortes na malha asfáltica para instalação da tecnologia. Atualmente, muitos municípios adotam o sistema intrusivo, que requer instalar os cabos na pavimentação – o que resulta em rápido desgaste da pavimentação, inclusive causando buracos no asfalto.

    A administração justifica o gasto com a instalação dos controladores como estratégia para reduzir a violência no trânsito. No edital de licitação, ressalta que, quando um pedestre é atropelado a 32km/hora, a chance de sobreviver chega a 95%.

    A empresa vencedora terá cerca de 6 meses, após a finalização da licitação, para implementar os controladores de velocidade nos 97 locais previstos pelo município.

    Foto: Prefeitura de Maringá

    Comentários estão fechados.