Primeiro dia do Inverno começa ensolarado em Maringá

frio inverno

Segundo o Simepar, o inverno será seco e frio no Paraná, com formação frequente de nevoeiros e alguns veranicos. Veja a previsão completa.
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Esta terça-feira (21), marca o início do inverno no Hemisfério Sul. Em Maringá, o dia começa com temperaturas amenas e bastante sol.

Segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR), a temperatura mínima será de 17 ºC e a máxima será de 29 ºC em Maringá.

Na quarta-feira (22), o tempo fica estável na maior parte do Estado do Paraná, com pouca nebulosidade, o que contribui para a elevação das temperaturas. Em Maringá, o dia deve continuar ensolarado, com temperaturas variando entre 17 ºC e 29 ºC.

Expectativas para o inverno

Segundo o Simepar, o inverno será seco e frio no Paraná, com a permanência do fenômeno La Niña de intensidade oscilando entre fraca e moderada – esse é um fenômeno que se caracteriza principalmente pelo registro de temperaturas abaixo da média na superfície da parte do Oceano Pacífico que fica próxima à Linha do Equador, o que afeta o clima na América do Sul.

A expectativa é de ingresso frequente de massas de ar frio e seco de origem polar pelo Sul do país.

A formação de nevoeiros será frequente. Também são esperados alguns veranicos – períodos de tempo seco e quente –, mais comuns a partir da segunda quinzena de agosto.

O cenário climático sugere que o volume de chuva ficará entre próximo e abaixo da normalidade: “Nesta época do ano, os eventos de chuva são associados à passagem de frentes frias, geralmente com baixos volumes”, explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.

O inverno no Hemisfério Sul vai até o dia 22 de setembro, às 22h04.

Veja a tabela com valores médios históricos de chuva , temperaturas do ar mínimas e máximas para cada região do Paraná nos meses de julho, agosto e setembro:

Foto: Simepar

Dados divulgados pela Agência Estadual de Notícias do Paraná e Simepar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.