Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A Polícia Militar do Paraná está utilizando inteligência artificial para monitorar o público durante a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina). A feira segue até o dia 13 de abril.
O sistema atua na identificação de pessoas com mandado de prisão em aberto. A ferramenta de reconhecimento facial está conectada à base de dados do Ministério Público do Paraná e opera por meio de uma “Plataforma de Observação Elevada”, que permite buscas a longa distância.
Segundo o tenente-coronel Ricardo Eguedis, em entrevista coletiva, caso alguém com restrição judicial seja identificado, a prisão será feita no local. A informação foi divulgada pela RPC.
As câmeras instaladas no parque também podem localizar pessoas e objetos com base em descrições físicas, como vestimentas ou comportamentos — por exemplo, alguém usando camiseta azul e falando ao celular.
A Sociedade Rural do Paraná, responsável pela organização do evento, informou que os acessos ao parque contam com reconhecimento facial vinculado aos bancos de dados da Polícia Civil e da Guarda Municipal. O sistema também é capaz de detectar pessoas desaparecidas.
No último domingo (6), a feira recebeu cerca de 35 mil visitantes, de acordo com a PM. Até o momento, não houve registro de prisões no local.