Jean-Claude Van Damme é investigado em caso de tráfico de mulheres e exploração sexual

Ministério Público aponta envolvimento do ator em rede internacional de exploração sexual; caso inclui líderes de agência de modelos e evento.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    O ator belga Jean-Claude Van Damme está sendo mencionado em uma investigação internacional conduzida pelas autoridades da Romênia que apura uma rede de tráfico humano e exploração sexual de mulheres.

    A apuração, iniciada em 2020 pelo Ministério Público romeno, aponta que Van Damme teria se relacionado sexualmente com cinco mulheres vítimas da rede criminosa durante um evento realizado em Cannes, na França.

    Segundo informações do canal Antena 3, afiliado da CNN na Romênia, o ator teria participado de um evento organizado por ele mesmo, onde supostamente recebeu mulheres “dadas de presente” por integrantes de uma organização criminosa liderada por Morel Bolea — também dono de uma agência de modelos no país. As mulheres envolvidas eram apresentadas como modelos fotográficas romenas.

    De acordo com o advogado Adrian Cuculis, que representa uma das vítimas, Jean-Claude Van Damme teria conhecimento da situação de vulnerabilidade das mulheres. “Fica muito claro, pelas declarações das testemunhas, que ele sabia que elas estavam sendo exploradas”, afirmou Cuculis à imprensa local. O profissional ainda reforçou que a entrega das jovens para o ator fazia parte de uma dinâmica recorrente no grupo investigado por tráfico humano e proxenetismo.

    A Diretoria de Investigação de Crime Organizado e Terrorismo da Romênia (DIICOT) é a responsável pela condução do caso. As autoridades investigam a atuação da rede que, segundo os promotores, usava a fachada de agências de modelos para recrutar mulheres jovens com promessas de carreira no exterior. No entanto, elas eram levadas a situações de exploração sexual.

    Até o momento, Jean-Claude Van Damme não se pronunciou oficialmente sobre o caso. O nome do ator aparece na queixa criminal, mas ainda não há informações sobre possível citação formal como réu ou testemunha. A investigação segue em andamento, com colaboração internacional, dado o alcance transnacional das acusações.

    Comentários estão fechados.