Ação integrada de cinco estados resulta na apreensão de 19 toneladas de drogas e na prisão de 2,7 mil envolvidos

Compartilhar

A Operação Fronteiras e Divisas Integradas II, realizada por forças policiais de cinco estados, resultou na apreensão de 19 toneladas de drogas e na prisão de 2.749 pessoas, sendo que 1.303 delas procuradas pela justiça. A operação aconteceu entre os dias 20 e 24 de julho simultaneamente no Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

A atuação intensa das polícias dos cinco estados também deteve 167 menores, apreendeu 185 armas e recuperou 754 veículos roubados e furtados, e foram elaborados 49.901 autos de infração de trânsito. Ao todo, a ação contou com 17.418 policiais, 7.054 viaturas empregadas, além do apoio de 11 aeronaves, 13 drones, 20 embarcações, 26 cavalos e 30 cães.

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, explicou que o objetivo foi demonstrar que as ações nesta área podem ser executadas com integração e alinhamento, com o compartilhamento de ideias. “Os resultados desta operação nos mostram isso e refletem, principalmente, a parceria entre os estados da região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul”, afirmou o secretário.

“Firmamos um acordo de cooperação para realização de operações em conjunto e troca de informações de inteligência, pois o crime atualmente rompe barreiras do país e nós não tínhamos uma comunicação direta com as polícias dos outros estados”, disse o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite.

Toda a operação foi planejada durante o II Encontro entre Secretários de Segurança Pública do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul (Sulmassp), que aconteceu no mês passado, em São Paulo, com o objetivo de fortalecer a integração entre órgãos. O encontro dos secretários da Segurança Pública é uma iniciativa que visa aproximar as forças policiais dos cinco estados para combater, de forma integrada e efetiva, o crime organizado nas áreas de divisa e fronteira.

PRIMEIRA FASE – A primeira fase da Operação Fronteiras e Divisas Integrada ocorreu em maio, logo após o primeiro encontro da Sulmassp, realizado em março em Curitiba. Naquela etapa, durante os trabalhos policiais nas divisas dos cinco estados, foram apreendidas 3,3 toneladas de maconha, 92,4 quilos de cocaína, 21,5 quilos de crack e 2,1 quilos de haxixe. Também foram recuperados 184 veículos.


Compartilhar