Cinco dos treze candidatos a prefeito de Maringá registram pedido de candidatura

Para a disputa de vereador são 77 pedidos de registro de candidatura até o final da manhã desta quarta-feira (23/9)

  • Cinco candidatos à Prefeitura de Maringá registraram pedido de candidatura no sistema da Justiça Eleitoral até o final da manhã desta quarta-feira (23/9). Para o cargo de vereador, são 77 registros. O prazo para os partidos e coligações apresentarem o requerimento de registro de candidatos e chapas à Justiça Eleitoral termina no sábado (26/9), às 19h.

    A Justiça Eleitoral recebeu o pedido de registro dos candidatos a prefeito Bovo (Podemos), Dr. Batista (DEM), Professor Edmilson (PSOL), Rogério Calazans (Avante) e Ulisses Maia (PSD). A expectativa é que até o final do prazo, mais oito candidatos apresentem o pedido de registro. Nas convenções partidárias, foram lançados 13 candidatos a prefeito.

    O sistema recebeu registros de candidatos a vereador pelo Avante, Novo, Podemos, Pros e PSOL. A expectativa é que mais de 300 candidatos participem da disputa para a Câmara de Maringá.

    As informações podem ser acessadas no DivulgaCandContas, sistema responsável pela divulgação das candidaturas registradas em todo o Brasil e pela prestação de contas de todos os candidatos. Os números são constantemente atualizados pela Justiça Eleitoral.

    Desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ferramenta permite consultar as candidaturas por município e cargo, acessar informações detalhadas sobre a situação dos candidatos que pediram registro de candidatura, bem como todos os dados declarados à Justiça Eleitoral, inclusive informações relativas ao plano de governo e às prestações de contas dos concorrentes.

    No Paraná, dos 399 municípios apenas 284 têm pedidos de candidaturas registrados. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paraná (TRE-PR), o número de registros está baixo. Nesta quinta-feira, eram mais de 10,5 mil registros de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Em 2016 foram 30 mil registros, mas neste ano, com o fim das coligações para vereador, o TRE-PR espera aumento de quase 100% nos registros.

    O TRE-PR pede que os partidos façam o registro no sistema o quanto antes, para evitar problemas nos últimos dias com risco de lentidão do sistema.

    A campanha eleitoral começa a partir de domingo (27/9), inclusive na internet, e segue até 12 de novembro. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV começa no dia 9 de outubro e segue até 12 de novembro.

    O primeiro turno das eleições está marcado para 15 de novembro, e o segundo turno, caso necessário, vai ocorrer no dia 29 de novembro.

    Comentários estão fechados.