Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Governo do Paraná apresentou nesta sexta-feira (27) o projeto definitivo do Terminal Metropolitano de Londrina. A estrutura será construída em frente ao atual terminal urbano e atenderá à demanda de transporte intermunicipal entre Londrina e cidades da região.
O empreendimento é coordenado pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), vinculada à Secretaria das Cidades (Secid), e representa um investimento estimado de R$ 43,8 milhões. O edital de licitação da obra deve ser publicado até julho de 2025.
O projeto prevê uma área construída de 9.331,92 m² em um terreno de 12.043,70 m². A estrutura incluirá áreas de embarque, setores administrativos, bicicletário, lanchonetes, sanitários e passarela de integração com o terminal urbano.
A proposta também contempla espaços para exposições, atividades recreativas e serviços públicos. O projeto utiliza a metodologia BIM (Building Information Modeling), com modelagem tridimensional para planejamento e fiscalização da obra. Estão previstas ainda placas fotovoltaicas para geração de energia no local.
A estimativa é que cerca de 50 mil pessoas utilizem diariamente o transporte entre Londrina e municípios como Cambé, Ibiporã, Rolândia, Jataizinho, Assaí e Bela Vista do Paraíso. O prazo de execução da obra, após a contratação, será de 20 meses.