Câmara de Maringá contrata empresa para monitorar o que a mídia fala sobre o legislativo

Via dispensa de licitação o legislativo contratou, por R$ 21,5 mil, uma empresa de São Paulo para a realização de serviços de “clipping”, que é o mapeamento de conteúdos sobre o órgão que são publicados em veículos de imprensa. Câmara fala em necessidade de “acompanhamento contínuo da imagem institucional” para justificar a contratação.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    A Câmara de Maringá oficializou nesta terça-feira (24) a contratação de uma empresa para monitorar o que órgãos de imprensa falam sobre o poder legislativo. Um aviso de dispensa de licitação publicado no Portal da Transparência homologou o contrato com a Super Acesso, empresa de São Paulo especialista em monitoramento e inteligência de mercado.

    O legislativo pagará R$ 21,5 mil, em um contrato de um ano, para que a contratada realize mensalmente serviços de “clipping”, que significa um mapeamento de conteúdos que dizem respeito à Câmara Municipal publicados mensalmente em veículos de comunicação de abrangência municipal, estadual e nacional.

    De acordo com o memorial descritivo, a empresa deverá realizar um “monitoramento ininterrupto (24 horas por dia, de domingo a domingo) dos conteúdos jornalísticos” que mencionam o legislativo nos órgãos de imprensa. O contrato lista a necessidade de acompanhamento de mídias televisivas, radiofônicas e digitais, citando inclusive nomes de emissoras de TV e programas veiculados no YouTube.

    Ainda segundo o contrato, a contratada deverá emitir relatórios diários sobre o monitoramento, a serem entregues até 3 horas após a veiculação do material pelos veículos de imprensa nos casos dos contéudos publicados até 19h. Entre as emissoras listadas no monitoramento, constam os canais de TV RPC/Globo, TV Maringá/Band, RIC/RecordTV e Rede Massa/SBT. Já entre os programas veiculados no YouTube, constam no edital Bom Dia Maringá/Canal 10, Pinga Fogo e RCC News.

    Normalmente, serviços de clipping são realizados pelas próprias assessorias de imprensa. Atualmente, a assessoria da Câmara Municipal conta com seis servidores, sendo três Jornalistas concursados e outros três comissionados, que ocupam funções de Diretoria. A reportagem procurou a Câmara de Maringá para perguntar o motivo do legislativo ter contratado uma empresa terceirizada para a realização da tarefa. Conforme a Casa de Leis, o objetivo é otimizar os processos e organizar o fluxo de trabalho, permitindo que os servidores possam se concentrar em outras atividades.

    O contrato permite que o clipping de conteúdos veiculados em portais de notícias e blogs, por exemplo, possam ser realizados com ferramentas de Inteligência Artificial (I.A).

    Sobre a contratação, a Casa de Leis informou ao Maringá Post, por meio de nota, que o serviço “se justifica pela necessidade de acompanhamento contínuo da imagem institucional da Câmara Municipal de Maringá perante a sociedade, bem como pela importância estratégica do acesso diário às informações divulgadas pela imprensa sobre as ações dos vereadores e os temas em debate no Legislativo”.

    Ainda conforme a Câmara, o monitoramento irá “subsidiar o trabalho da Diretoria de Comunicação Social, fornecendo base para ações de comunicação institucional, correções ou esclarecimentos de informações veiculadas erroneamente, antecipação de demandas e definição de estratégias de divulgação”.

    Comentários estão fechados.