Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O ex-presidente Jair Bolsonaro começou a ingerir líquidos, como água, chá e gelatina, nesta segunda-feira (28), após 15 dias de recuperação de uma cirurgia para desobstrução intestinal. O procedimento, realizado no dia 13 de abril, durou 12 horas e foi necessário devido a uma obstrução parcial causada por aderências formadas após múltiplas cirurgias anteriores, incluindo a recuperação da facada sofrida em 2018.
De acordo com o boletim médico do Hospital DF Star, Bolsonaro está apresentando sinais de melhora. Seus exames laboratoriais do fígado continuam evoluindo positivamente e, apesar de uma gastroparesia (retardo do esvaziamento do estômago), há sinais de movimentos intestinais espontâneos. O ex-presidente continua estável, sem dor ou febre, e com a pressão arterial controlada.
Apesar da evolução no quadro, Bolsonaro permanecerá na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e não há previsão de alta. A nutrição parenteral continua sendo mantida, e a equipe médica informou que a oferta de líquidos será feita com cautela. A fisioterapia motora também segue em andamento, e a restrição de visitas ao paciente permanece.
A cirurgia foi realizada após Bolsonaro passar mal durante um evento em Pernambuco e ser transferido para Brasília.