Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Roma nesta sexta-feira (25) para acompanhar o funeral do Papa Francisco, previsto para sábado (26), às 10h (horário local; 5h em Brasília).
A comitiva brasileira conta com 20 integrantes, incluindo a primeira-dama, Janja Lula da Silva, quatro ministros e 12 parlamentares.
O corpo do pontífice está sendo velado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde mais de 128 mil pessoas prestaram homenagens. O velório aberto ao público termina nesta sexta-feira.
Ainda hoje, o presidente Lula deve visitar a Basílica. Às 20h (horário local; 15h em Brasília), será realizado o fechamento do caixão, com presença de cardeais e representantes da Santa Sé.
O funeral será seguido da missa de corpo presente, rito que dá início ao período de nove dias de luto e orações conhecido como Novemdiales.
Após a cerimônia, o corpo será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será sepultado, conforme desejo de Francisco.
O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, morreu na segunda-feira (21), aos 88 anos, após sofrer um AVC. O falecimento foi causado por colapso cardiovascular irreversível. Ele já enfrentava problemas respiratórios, pneumonia, bronquiectasias, hipertensão e diabetes tipo 2.
Após o anúncio da morte, Lula decretou luto oficial de sete dias no Brasil. Em nota, o presidente ressaltou o legado do papa na promoção da paz, na luta contra desigualdades e intolerâncias.
Com o fim do luto oficial no Vaticano, será iniciado o conclave que definirá o novo líder da Igreja Católica.