Nova lei torna obrigatório curso de primeiros socorros para pais de recém-nascidos em Maringá

Pais, responsáveis e cuidadores de recém-nascidos terão conhecimentos básicos e práticos para a correta assistência em situações de emergência.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    Informação pode salvar vidas. É com esse intuito que o vereador Uilian da Fármacia (União) criou a Lei nº 11.930/2025 que institui a obrigatoriedade de inclusão de curso gratuito de primeiros socorros a recém-nascidos no programa de pré-natal dos hospitais e maternidades da rede pública e privada de Maringá.

    Pais, responsáveis e cuidadores de recém-nascidos terão conhecimentos básicos e práticos para a correta assistência em situações de emergência durante os primeiros dias de vida.

    O curso de primeiros socorros a recém-nascidos deverá ser ministrado por profissionais qualificados da área de saúde, preferencialmente enfermeiros, médicos ou profissionais com experiência na área neonatal e em atendimento de urgências pediátricas, da unidade de saúde em que a gestante estiver realizando seu pré-natal.

    Entre os temas, a capacitação irá abordar, no mínimo: a reanimação cardiopulmonar (RCP) em recém-nascidos; manejo das vias aéreas em casos de obstrução por corpo estranho; cuidados com a temperatura do recém-nascido; identificação de sinais de emergência e quando procurar ajuda médica; cuidados imediatos em casos de quedas, engasgos, convulsões e outros acidentes comuns a recém-nascidos; informações sobre posições de sono seguro do recém-nascido, com especial atenção à síndrome da morte súbita infantil – SMSI.

    O curso será constantemente atualizado por meio de diretrizes e bibliografias validadas da área de urgência e emergência, de acordo com as práticas e técnicas mais eficientes, a fim de garantir maior efetividade e eficácia no socorro aos recém-nascidos.

    Comentários estão fechados.