Boletim médico atualiza estado de saúde do ex-presidente Bolsonaro: melhora, mas sem alta da UTI

Após procedimento de 12 horas para tratar obstrução intestinal, ex-presidente apresenta boa evolução clínica, mas ainda está em jejum e sob cuidados intensivos em hospital de Brasília

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, após passar por uma cirurgia de 12 horas no último domingo (13) para tratar uma obstrução intestinal. Nesta sexta-feira (18), a equipe médica divulgou novo boletim confirmando que o paciente apresenta “boa evolução clínica” e melhora nos exames laboratoriais.

    De acordo com o informe oficial, Bolsonaro segue sem dor, sem sinais de infecção e sem complicações no pós-operatório. Os exames de imagem realizados recentemente também não indicaram intercorrências. Apesar do progresso, os médicos mantêm o ex-presidente em jejum oral, recebendo nutrição exclusivamente por via intravenosa, e reforçam que ainda não há previsão de alta da UTI.

    O boletim também informa que o ex-mandatário segue em rotina de fisioterapia motora e respiratória, com caminhadas supervisionadas fora do leito. Durante a semana, imagens compartilhadas nas redes sociais mostraram Bolsonaro andando pelos corredores do hospital com o apoio de um andador e acompanhado da esposa, Michelle Bolsonaro.

    A cirurgia, considerada uma das mais complexas entre as sete já realizadas desde o atentado à faca sofrido por Bolsonaro em 2018, foi realizada para corrigir uma suboclusão intestinal. O bloqueio parcial no intestino foi provocado por aderências internas — formações comuns em pacientes submetidos a múltiplos procedimentos abdominais.

    Comentários estão fechados.