Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Por Assessoria de Imprensa
O prefeito eleito, Silvio Barros (Progressistas), anunciou que Matheus Magalhães Barros assumirá a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Seurbh), a partir de 2025. Eles divulgaram um vídeo de forma conjunta, confirmando a participação no secretariado e demonstrando uma iniciativa habitacional de Taboão da Serra (SP), na manhã desta segunda-feira (23).
Matheus é engenheiro civil e atua como consultor para questões, entre outras, relacionadas ao planejamento urbano e ao desenvolvimento econômico.
Ao longo do vídeo, o prefeito eleito e o futuro secretário apresentaram condomínios residenciais construídos no município paulista por meio de uma cooperativa habitacional. “São cerca de 7,8 mil apartamentos e 12 mil pessoas. Neste modelo, os moradores adquirem o terreno e constroem de forma cooperada, pagando o preço de custo pelas suas unidades, mensalmente. Ou seja, é uma grande obra por empreita”, explicaram. “Esta é uma das soluções que pode tornar o mercado imobiliário mais acessível para os maringaenses. Um tipo de inovação que, como secretário, eu quero implantar na nossa cidade”, adiantou Matheus.
Veja o vídeo a seguir:
Silvio afirmou que, além da adoção deste conceito de moradia, a Seurbh também terá a modernização de políticas públicas como desafio. “Iniciativas que dão certo em cidades do próprio Brasil podem ser positivamente replicadas em Maringá. É o caso do urbanismo colaborativo, por meio do qual a comunidade e a prefeitura decidem, juntas, como ocupar os terrenos públicos de cada bairro”, exemplificou. “Foi o Matheus quem me apresentou grande parte dessas inovações. E, assim como ele, eu também acredito que Maringá precisa modernizar e democratizar seu planejamento e, principalmente, sua ocupação”, argumentou o prefeito eleito.
CURRÍCULO
Matheus é o segundo filho do prefeito eleito. Formado em Engenharia Civil pela UniCesumar, se especializou profissionalmente como consultor. Atuou para o programa Cidade Empreendedora, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em sete cidades do Mato Grosso do Sul, na criação de políticas públicas, gestão de resíduos, planejamento urbano e desenvolvimento econômico. Atua, também, para a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), como consultor de vigilância tecnológica.
Colunista de Cidadania e Sustentabilidade para a rádio CBN – nas emissoras afiliadas de Maringá, Curitiba, Cascavel e Ponta Grossa -, Matheus também organizou e participou, pela FIEP, de 11 viagens técnicas e missões internacionais relacionadas a ambos os temas para especialistas, empresários e gestores públicos brasileiros.
Comentários estão fechados.