“A nossa pauta é a população”, afirma Akemi Nishimori, estreante na Câmara de Maringá

Em entrevista ao Maringá Post, a vereadora eleita falou da expectativa em assumir um cargo eletivo pela primeira vez e descartou defender apenas uma bandeira: “As necessidades das pessoas mudam com o tempo. Precisamos nos adaptar”.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    Aos 68 anos de idade, Akemi Nishimori chega pela primeira vez a um cargo eletivo. Em 2024, foi eleita vereadora de Maringá pelo Partido Social Democrático (PSD) com 3.045 votos em sua quarta disputa eleitoral. Antes disso, foi duas vezes candidata a vice-prefeita, em 2008 e 2016 e a prefeita da Cidade Canção, em 2020.

    Embora não tenha participado da vida pública com mandato anteriormente, servir a população sempre esteve no sangue. Filha de pioneiros, entre eles Kenji Ueta, o primeiro fotógrafo de Maringá, Akemi conta que aprendeu em casa sobre a necessidade de servir às pessoas. O pai, inclusive, foi um de seus principais incentivadores na política.

    “Ele foi meu principal incentivador. Meu pai sempre nos trouxe esse lado de que é preciso servir, de que é preciso ajudar o município, ajudar as pessoas. Eu cresci nesse ambiente e, quando me convidaram a participar das eleições, vi que seria uma possibilidade (de seguir ajudando). A escolha (de se candidatar pela primeira vez ao legislativo) veio disso. Sempre acreditei que não era preciso estar com um mandato para servir, então, sempre fiz minha parte, mesmo fora da política. Agora, quero seguir ajudando”, afirmou.

    Esposa do deputado federal Luiz Nishimori (PSD), experiente na Câmara dos Deputados, a futura vereadora afirmou que ambos tem pautas bem definidas, algumas distintas. Ela descartou, no entanto, defender uma única bandeira. Segundo Akemi, as necessidades da população mudam com o tempo e cabe ao vereador se adaptar.

    “O deputado Nishimori tem feito um ótimo trabalho, tem uma contribuição muito grande com as conexões com o Japão, acabou de retornar de uma missão na Ásia, inclusive. Também tem a sua defesa da agricultura, que considero pautas importantes. Quando nos casamos, nós já tínhamos algumas pautas diferentes, mas acordamos que seguiríamos sendo nós mesmos. Então ele tem as pautas dele e eu tenho as minhas. A nossa pauta é a população, isso é o principal. Nós andamos pelos bairros, ouvimos as pessoas, as associações e vimos as necessidades de cada um. Importante ter em mente que as necessidades das pessoas mudam com o tempo e precisamos estar preparados”, afirmou.

    Assista a entrevista completa com Akemi Nishimori (PSD) no canal do Maringá Post no YouTube:

    Sobre a Série de Entrevistas

    O Maringá Post, novamente em parceria com o VMark Vídeo, apresenta uma Série de Entrevistas com os novos vereadores eleitos da Cidade Canção. Com conteúdo multiplataforma, os maringaenses terão a oportunidade de conhecer mais daqueles que os representarão na Câmara a partir do próximo ano.

    Aos jornalistas Ronaldo Nezo e Victor Ramalho, os parlamentares falarão sobre as bandeiras que defendem, os projetos que querem tirar do papel e qual postura adotarão diante da futura administração da cidade.

    Os conteúdos ficarão disponíveis no YouTube, Facebook e Instagram do Maringá Post nas redes sociais, além do tradicional conteúdo em texto, disponível aqui em nosso site. As entrevistas irão ao ar aos domingos e quartas, sempre às 12h.

    Comentários estão fechados.