Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira, de Curitiba, é o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR). Representante da chapa ‘XI de Agosto’, Casagrande foi eleito na eleição do órgão ocorrida nessa sexta-feira (22), em todo o Paraná.
Ao todo, 55.345 advogados votaram em 50 subseções espalhadas pelo estado. Concorrendo com as chapas ‘Pela Ordem’ e ‘OAB Democrática’, a XI recebeu 24.659 votos, correspondentes a 48,3% dos votos válidos, para comandar o colegiado estadual. Do total, 53.716 eleitores manifestaram o voto pela internet.
O resultado foi divulgado minutos após o encerramento da votação, às 17h, com a apuração dos votos das subseções e por último da seccional.
Na cerimônia que deu início à apuração, a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, agradeceu o trabalho da Comissão Eleitoral e dos colaboradores da seccional. “Esse processo eleitoral é motivo de orgulho para nós, que formos pioneiros no sistema on-line de votação. Esta é uma festa da democracia na nossa profissão”, disse Marilena.
Luiz Fernando Casagrande Pereira, 54 anos, natural de Cascavel (PR), é doutor em Direito Processual Civil pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Atualmente é diretor-tesoureiro da OAB no Paraná. Já foi coordenador geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), presidente Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE) e é cofundador do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade).
Em entrevista ao Maringá Post, concedida em outubro, Pereira criticou o que chamou de ‘exagero’ no processo de abertura de faculdades de Direito pelo Brasil.
“Foi um erro um erro grave que nós cometemos ao liberar esse número enorme de faculdades de Direito, são 1.900 no Brasil, despejando um número de advogados que é absolutamente incompatível com a realidade de mercado. Não há demanda pra tantos advogados. E esse é um problema que não se resolve do dia pra noite, é um problema de gerações”, resumiu. Leia a entrevista completa.
Comentários estão fechados.