Tempo estimado de leitura: 4 minutos
A eleição de 2024 marcou uma virada de chave no legislativo maringaense. A partir de janeiro do próximo ano, a Câmara de Maringá terá a maior bancada feminina de sua história, com cinco mulheres eleitas.
Com perfis, bandeiras e trajetórias completamente distintas, elas devem se unir em prol de um objetivo comum: a promoção de pautas que representem, justamente, o público feminino. Este é o pensamento que quer levar para a Casa de Leis uma das eleitas, a empresária Majorie Catherine, ou simplesmente ‘Majô’.
Eleita pelo Progressistas com 1.783 votos, Majô chegou em 2024, aos 34 anos de idade, a sua quinta disputa de cargo eletivo. Candidata a vereadora da Cidade Canção em 2012, 2016 e 2020 e a deputada estadual em 2022, ela acredita que as disputas lhe deram a bagagem necessária para, enfim, assumir o cargo a partir do próximo ano. A futura vereadora falou sobre o tema na Série de Entrevistas do Maringá Post.
“Acredito que a consistência foi o diferencial (para a vitória em 2024), porque a gente não planta na eleição, a gente só colhe o que plantou nos anos anteriores. Então foram muitos anos plantando, mostrando compromisso, mesmo sem mandato, participando da instituição Câmara Municipal, das audiências públicas, participando da revisão do Plano Diretor, estando envolvida com entidades, tendo uma causa bem definida. Então, foi toda uma construção. […] E eu vejo claramente que eu não estava pronta para assumir uma cadeira antes como eu estou hoje. Então,é no tempo de Deus e ele sabe qual é o melhor momento”, afirmou.
Formada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e especialista em Gestão Pública, Majô conta que começou a se envolver com a vida pública ainda nos tempos de graduação, embora se candidatar não fosse considerado um sonho de infância. Atualmente, a empresária coordena um programa de networking para mulheres empreendedoras.
Para além das pautas relacionadas com o empreendedorismo feminino, a parlamentar também quer atuar em defesa da promoção da Saúde. De acordo com ela, é preciso que as mulheres eleitas se unam na articulação pelas pautas de interesse das mulheres maringaenses.
“Nós estamos fazendo história esse ano em Maringá com a maior bancada de mulheres que nós já tivemos aqui. Estamos com cinco vereadoras eleitas e nós precisamos, nesse momento, mostrar a técnica e a capacidade que as mulheres têm em todos os ambientes, inclusive também na política. Nós damos conta de cuidar de casa, damos conta de cuidar das nossas carreiras profissionais e a gente também vai dar conta da política, com a união necessária. […] Assim que passou a eleição, na primeira semana, eu liguei para todas as vereadoras eleitas aqui de Maringá para iniciar uma aproximação, para que a gente possa, de maneira suprapartidária, ter pautas que vão contribuir com o desenvolvimento e com as oportunidades para as mulheres”, disse.
Assista a entrevista completa no canal do Maringá Post no YouTube:
Sobre a Série de Entrevistas
O Maringá Post, novamente em parceria com o VMark Vídeo, apresenta uma Série de Entrevistas com os novos vereadores eleitos da Cidade Canção. Com conteúdo multiplataforma, os maringaenses terão a oportunidade de conhecer mais daqueles que os representarão na Câmara a partir do próximo ano.
Aos jornalistas Ronaldo Nezo e Victor Ramalho, os parlamentares falarão sobre as bandeiras que defendem, os projetos que querem tirar do papel e qual postura adotarão diante da futura administração da cidade.
Os conteúdos ficarão disponíveis no YouTube, Facebook e Instagram do Maringá Post nas redes sociais, além do tradicional conteúdo em texto, disponível aqui em nosso site. As entrevistas irão ao ar aos domingos e quartas, sempre às 12h.
Comentários estão fechados.