Nove vereadores são reeleitos em Maringá; Outros onze ocuparão o cargo pela primeira vez

Além dos nove que já ocupam a atual legislatura, outros três parlamentares que já estiveram no legislativo no passado retornam para a Câmara. Em 2025, serão 23 representantes.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    Apesar das várias caras novas que estarão no legislativo a partir de 2025, o eleitor maringaense também poderá ver na Câmara de Maringá diversos rostos conhecidos. Isso porque nove vereadores da atual legislatura foram reeleitos.

    11 dos 15 vereadores que passaram pela atual legislatura foram candidatos a reeleição. Destes, apenas Alex Chaves (MDB), que fez 1.905 votos, e Onivaldo Barris (Progressistas), com 1.696 votos, não foram eleitos. Cris Lauer (Novo), Delegado Luiz Alves (PL), Flávio Mantovani (PSD), Mario Verri (PT), Biazon (União Brasil), Professora Ana Lúcia (PDT), Sidnei Telles (Podemos), Maninho (Republicanos) e Mario Hossokawa (Progressistas) seguirão na Casa de Leis em 2025.

    Além destes, outros três nomes que já estiveram na Câmara em legislaturas passadas retornam: Odair Fogueteiro (Progressistas), Willian Gentil (Progressistas) e Jeremias (PL) também garantiram suas cadeiras.

    As caras novas são Ângelo Salgueiro (Podemos), Akemi Nishimori (PSD), Diogo Altamir (PSDB), Daniel Malvezzi (Novo), Uilian da Farmácia (União), Júnior Bravin (Progressistas), Giselli Bianchini (Progressistas), Ítalo Maroneze (PDT), Luiz Neto (Agir), Lemuel (PDT) e Majô (Progressistas).

    Em 2024, 359 candidatos concorreram as 23 cadeiras do legislativo. Na média, a concorrência foi de 15 candidatos por cadeira. O número foi semelhante – mas um pouco menor – do que o registrado em outras grandes cidades. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil, a concorrência foi de 18 candidatos por vaga, com 1.016 candidatos para 55 cadeiras. Em Curitiba, a concorrência foi de 19 candidatos por vaga (752 candidatos para 38 vagas).

    No entanto, se comparado com outras eleições na própria Cidade Canção, a disparidade é maior. Em 2020, com 414 candidatos para 15 vagas, Maringá teve 27 concorrentes por cadeira. Em 2012, o número foi de 23 concorrentes por vaga.

    Comentários estão fechados.