Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Dos 15 vereadores da atual legislatura da Câmara de Maringá, 12 serão candidatos à reeleição em 2024. A informação pode ser constatada a partir das atas das convenções partidárias, encerradas na segunda-feira (5).
Três dos atuais vereadores se despedem da Câmara em 2024. Dois deles ainda estão em um primeiro mandato, enquanto outro está no segundo, embora tenha assumido o legislativo pela segunda vez apenas em abril deste ano.
Os que optaram por não seguir no legislativo são Rafael Roza (Novo), Jean Marques (Podemos) e Adriano Bacurau (PSDB). Roza e Marques vão deixar a Câmara por decisões particulares, enquanto Bacurau será candidato a outro cargo.
Ao Maringá Post, Rafael Roza informou que decidiu “contribuir com a política de outras formas”. Ele cita o seu envolvimento em um trabalho de formação de novas lideranças, desempenhado pelo próprio Novo. O advogado já havia falado sobre a possibilidade de não concorrer em uma entrevista concedida ao Maringá Post, em agosto de 2023.
Jean Marques também já havia manifestado publicamente, em mais de uma ocasião, que não seria mais candidato. Durante a sua campanha de reeleição, em 2020, o parlamentar disse em seu material institucional que aquela seria sua última candidatura, já que ele tinha um compromisso velado com o seu eleitorado de exercer, no máximo, dois mandatos. No fim de julho, Marques confirmou a decisão, em uma carta aberta publicada em suas redes sociais.
Adriano Bacurau, que havia sido lançado como candidato a reeleição em convenção do PSDB, trocou a disputa pela Câmara para ser candidato a vice-prefeito na chapa de Evandro Oliveira, que concorre ao Executivo pela mesma sigla.
Os demais parlamentares buscarão seguir na casa de leis no ano que vem, quando o legislativo passará a contar com 23 vereadores. Dos 12 postulantes à reeleição, oito trocaram de partido na janela partidária. Apenas Alex Chaves (MDB), Professora Ana Lúcia (PDT), Mário Hossokawa (Progressistas) e Paulo Biazon (União) permaneceram na mesma legenda que os elegeu em 2020.
Comentários estão fechados.