Pré-candidato do PSD à Prefeitura de Maringá foi o quinto convidado da Série de Entrevistas do Maringá Post. Nesta segunda-feira (8), Jornal Online de Maringá ouvirá Evandro de Freitas Oliveira (PSDB).
O Maringá Post ouviu mais um pré-candidato à Prefeitura de Maringá. Nesta semana, Edson Scabora (PSD) participou da Série de Entrevistas do Jornal Online de Maringá. Neste resumo, os leitores poderão acompanhar os principais destaques da entrevista com o pré-candidato.
A entrevista completa com Edson Scabora (PSD) está disponível no canal do Maringá Post no YouTube. Além disso, cortes curtos, de até 1 min 30s de duração, com a participação do vice-prefeito, também estão disponíveis no Instagram do Jornal.
Edson Scabora, que já foi secretário de Aceleração Econômica e Turismo e é empresário do ramo educacional, foi sabatinado pelos jornalistas Ronaldo Nezo e Victor Ramalho sobre temas como Segurança Pública, Saúde, Educação, Infraestrutura, Zeladoria Urbana e Transporte Coletivo.
Segurança Pública: defesa dos investimentos já feitos na Guarda Municipal e aposta em indicadores positivos
Scabora deu ênfase, na entrevista, nos investimentos feitos pela atual administração – na qual ele faz parte – na Guarda Municipal. O pré-candidato revelou o desejo de ampliar o efetivo de agentes nas ruas, mas ressaltou o fato de Maringá ser uma das cidades “mais seguras do Paraná“, segundo ele.
“Maringá é uma das cidades mais seguras do Paraná e o Paraná é um dos Estados mais seguros do Brasil. Recentemente, saiu um estudo aí dizendo que a criminalidade abaixou 30% e Maringá está entre as mais seguras do Estado. Não acontecem hoje grandes tragédias na questão da Segurança em Maringá, não temos assassinatos, não acontece isso. Essa maior insegurança, o que incomoda o maringaense são os roubos de pequena monta. Em Maringá, a Guarda Municipal, juntamente com as Polícias Militar e Civil prendem, em média, 100 criminosos por mês neste tipo de crime, mas perguntem quantos continuam presos? Praticamente todos são soltos, ou seja, o retrabalho das forças em função da lei ser muito branda é o que causa essa sensação de insegurança, que nem chamo de sensação, é algo de fato. Os pequenos roubos acontecem e é essa insegurança que temos na maioria das cidades brasileiras, mas não por falta de atuação das nossas forças de segurança”, disse.
Saúde: reforma das duas UPAs que já existem, sem construir uma terceira
Pauta de outros pré-candidatos, a construção de uma terceira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Maringá não é um investimento considerado ‘inteligente’ no momento, nas palavras do próprio pré-candidato. Segundo Edson Scabora, a reforma da UPA Zona Norte, já com edital aberto, pode ajudar a suprir a demanda de atendimentos.
Ele cita que, com a obra, a unidade estará apta para ser credenciada ao Porte 3 junto ao Ministério da Saúde, ampliando a quantidade de leitos.
“Nós já temos aqui duas UPAs, a UPA Zona Norte é Porte 2, já estamos reformando ela e passará para Porte 3. O Porte 1, que seria uma nova UPA, tem 7 leitos. Com a reforma da UPA Zona Norte, teremos muito mais do que 7 leitos, então não é inteligente termos uma nova UPA que não será avalizada pelo SUS, sendo que uma UPA em Maringá hoje custa cerca de R$ 3 milhões por mês e o município teria que arcar sozinho com isso, fora que, com essa reforma da UPA Zona Norte, passando de Porte 2 para Porte 3, já resolve o problema de uma nova UPA em Maringá”, afirmou.
Educação: continuidade do credenciamento das creches privadas
Tido com um ‘case’ de sucesso pela atual administração, o credenciamento de vagas em creches particulares seguirá na gestão Edson Scabora, caso ele venha a ser eleito. De acordo com o pré-candidato, o modelo é eficiente por sanar dois problemas de uma vez: controlar o índice de gastos da folha de pagamentos e oferecer uma solução imediata para as filas de espera.
“Eu participei ativamente da construção dessa ideia, nós tínhamos um problema que eram as cinco mil crianças na fila das creches. Além desse problema, nós tínhamos de ponderar as consequências, como a renda familiar afetada, já que a mãe ou o pai não podia trabalhar para ficar com a criança em casa, a renda não melhorava em função da criança não ter onde ficar. Além disso, nós tínhamos o problema do limite prudencial da folha de pagamentos. Para abrigar cinco mil crianças, precisaríamos de pelo menos 10 creches, com 500 crianças em cada unidade. Construir é até fácil, Maringá tem dinheiro para isso, o problema é colocar lá dentro as professoras e demais funcionárias, então tínhamos dois problemas: o limite prudencial e a demora da construção, já que um empreendimento desses levaria, pelo menos, dois anos, entre licitação e entrega e uma mãe não pode esperar dois anos pra ter seu filho na creche”, explicou.
Finanças: alívio da folha de pagamentos através do fomento da economia local
Segundo Edson Scabora (PSD), o controle da folha de pagamentos do município, que hoje consome pouco mais de 47% do orçamento anual, pode ser feito a partir do aumento da arrecadação da cidade. Ele nega, no entanto, que isso precise ser feito a partir do aumento de impostos.
“Sempre vai depender do aumento do orçamento, e nisso Maringá está de parabéns. Nossa economia, mesmo no período pandêmico, sempre cresceu entre 5% e 7% (ao ano). Maringá parece uma cidade isolada do Brasil, enquanto o resto do país estava em crise, nós sempre aumentamos nossa arrecadação e sem aumentar impostos, só atualizando pela inflação. Uma das maneiras de diminuir o limite prudencial e aumentando a arrecadação, mas investindo na economia, jamais aumentando impostos. Isso Maringá fez muito bem durante os oito anos de nossa gestão”, afirmou Scabora.
A entrevista completa com Edson Scabora (PSD) pode ser conferida no canal do Maringá Post no YouTube:
Sobre a Série de Entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Maringá
Em novo formato, o Maringá Post segue com a segunda rodada da Série de Entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Maringá.
A cada semana, um novo pré-candidato foi ouvido, com os conteúdos sendo repercutidos, além do site, também nas redes sociais do Jornal Online de Maringá. O leitor pôde acompanhar a série através das reportagens, divididas em áreas temáticas e publicadas no site uma vez ao dia, além dos reels no Instagram e shorts no YouTube.
Até aqui, o portal já ouviu Silvio Barros (Progressistas), Do Carmo (União Brasil), Humberto Henrique (PT), Homero Marchese (Novo) e Edson Scabora (PSD). O convidado da próxima semana será o pré-candidato do PSDB, Evandro de Freitas Oliveira.
Todo o conteúdo da Série é produzido em parceria com a VMark Produtora de Vídeos, especialista em podcasts e cursos online. Conheça mais sobre o trabalho da VMark.
Comentários estão fechados.