Edson Scabora diz que planeja seguir com modelo de compra de vagas em creches: “Uma mãe não pode ficar esperando”

Pré-candidato à Prefeitura de Maringá pelo PSD diz que participou ativamente da elaboração do atual modelo, implantado pela gestão Ulisses Maia e que ‘se tornou referência para o Brasil’. Ele é o convidado da semana na Série de Entrevistas do Maringá Post.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    O pré-candidato à Prefeitura de Maringá pelo PSD, Edson Scabora, disse que planeja seguir com o modelo de compra de vagas em creches em sua gestão, caso seja eleito em outubro. Ele é o convidado da Semana na Série de Entrevistas do Maringá Post.

    O ex-secretário de Aceleração Econômica e atual vice-prefeito também é empresário do ramo educacional. De acordo com ele, participou ativamente da elaboração do atual modelo, implantado desde 2018 pela gestão Ulisses Maia. Conforme Scabora, a compra de vagas ajudou a solucionar dois problemas: a administração do limite prudencial da folha de pagamentos e o tempo de construção de uma creche.

    “Eu participei ativamente da construção dessa ideia, nós tínhamos um problema que eram as cinco mil crianças na fila das creches. Além desse problema, nós tínhamos de ponderar as consequências, como a renda familiar afetada, já que a mãe ou o pai não podia trabalhar para ficar com a criança em casa, a renda não melhorava em função da criança não ter onde ficar. Além disso, nós tínhamos o problema do limite prudencial da folha de pagamentos. Para abrigar cinco mil crianças, precisaríamos de pelo menos 10 creches, com 500 crianças em cada unidade. Construir é até fácil, Maringá tem dinheiro para isso, o problema é colocar lá dentro as professoras e demais funcionárias, então tínhamos dois problemas: o limite prudencial e a demora da construção, já que um empreendimento desses levaria, pelo menos, dois anos, entre licitação e entrega e uma mãe não pode esperar dois anos pra ter seu filho na creche”, afirmou.

    Ainda segundo o pré-candidato, o modelo maringaense de credenciamento se tornou referência para o Brasil.

    “Então fomos atrás de uma outra solução, inédita no Brasil: um município comprar vagas. Discutimos toda a questão legal, para saber se era possível e, levando em conta essas questões, praticamente não temos outra opção. Hoje, é uma realidade, somos referência no Brasil com essa ideia e quebramos paradigmas. Recebemos comitivas do Brasil todo, para ver como funciona esse sistema, visando ser implantado em outras cidades”, completou.

    A entrevista completa com Edson Scabora (PSD) pode ser conferida no canal do Maringá Post no YouTube:

    Sobre a Série de Entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Maringá

    Em novo formato, o Maringá Post inicia segue com a segunda rodada da Série de Entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Maringá.

    A cada semana, um novo pré-candidato será ouvido, com os conteúdos sendo repercutidos, além do site, também nas redes sociais do Jornal Online de Maringá. O leitor poderá acompanhar a série através das reportagens, divididas em áreas temáticas e publicadas no site uma vez ao dia, além dos reels no Instagram e shorts no YouTube.

    O convidado da próxima semana será o pré-candidato do PSDB, Evandro de Freitas Oliveira. Todo o conteúdo da Série é produzido em parceria com a VMark Produtora de Vídeos, especialista em podcasts e cursos online. Conheça mais sobre o trabalho da VMark.

    Comentários estão fechados.