Vereador cria projeto para a instalação de bebedouros em locais públicos de Maringá

O projeto, de autoria do vereador Sidnei Telles, visa fornecer água potável para o consumo gratuito da população e animais de estimação.

  • Na manhã desta terça-feira (26), a Câmara de Maringá aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei que institui a criação do “Programa Água para Todos”, cujo objetivo é promover a instalação de bebedouros em locais públicos de Maringá.

    O projeto, de autoria do vereador Sidnei Telles (Avante), visa fornecer água potável destinada ao consumo gratuito da população e também para animais de estimação.

    A ideia do projeto veio do exemplo de outras cidades, no exterior, onde já existem fontes de água gratuita para a comunidade, como em Roma, na Itália, e Paris, na França. Em Maringá, a iniciativa já foi colocada em prática no Eurogarden, mas a água é acessível apenas para uma parte da população.

    Segundo a proposta, esses bebedouros devem ser instalados em locais públicos utilizados para a realização de atividades físicas e de lazer, como praças, parques e bosques. Além disso, o projeto permite a ampliação para qualquer lugar onde não existe a disponibilização de água em algum espaço público.

    “A água é um bem universal. Ela deveria ser gratuita, para todos e de qualidade. O projeto faz com que o Município comece a colocar, nesses pontos de utilização da sociedade, a disponibilidade de água para beber”, explica o vereador Sidnei Telles. “Nas suas casas, evidentemente há um custo, mas a pessoa tem que encontrar água para beber, de forma gratuita, na cidade”.

    O projeto de lei foi aprovado na primeira discussão e deve ser votado novamente pelos vereadores na próxima sessão, que acontece na quinta-feira (28).

    Imagem ilustrativa: Freepik / Foto criada por @Dragana_Gordic

    Comentários estão fechados.