Cida Borghetti é homenageada em sessão solene do Dia da Criação do Paraná

Além de Cida Borghetti, diversas personalidades da sociedade paranaense foram homenageados pela contribuição ao Estado do Paraná.

  • A ex-governadora Cida Borghetti foi homenageada, nesta segunda-feira (28), pela Assembleia Legislativa na sessão solene que comemorou o Dia da Criação do Paraná.

    A sessão foi proposta pelo deputado Ney Leprevost (União Brasil) em alusão à Lei Imperial nº 704 de 29 de agosto de 1853.

    Cida Borghetti discursou em nome dos os ex-governadores e destacou que o esforço das gerações e dos diferentes povos permitiu construir uma base sólida do Estado que é referência no Brasil e no Mundo em várias áreas.

    “Desde os primeiros colonizadores, passando pelos imigrantes até os visionários que transformaram nossos campos e serras em uma terra fértil e próspera, cada geração contribuiu para moldar o que somos”, disse.

    “Todos contribuíram para construir a nossa cultura e identidade. É a força coletiva da nossa população que nos enriquece, nos faz fortes, inovadores e resistentes, e nos impulsiona rumo à grandeza”, acrescentou.

    Cida também agradeceu a homenagem e a oportunidade de falar em nome dos ex-governadores. A ex-governadora disse que a solenidade permite celebrar a união do passado, presente e futuro.

    “Neste Dia do Paraná, renovamos nosso compromisso de honrar o legado daqueles que vieram antes de nós. Que possamos continuar a trabalhar juntos, com coragem e determinação, para que as próximas gerações colham os frutos do que semeamos hoje”.

    TERRA DAS GENTES

    Além de Cida Borghetti, diversas personalidades da sociedade paranaense foram homenageados pela contribuição ao Estado do Paraná em diferentes áreas.

    O deputado Ney Leprevost presidiu a sessão solene e destacou que o Paraná se diferencia dos demais por ter sido colonizado por pessoas das mais variadas etnias. “O ex-governador Bento Munhoz da Rocha Neto dizia que ‘o Paraná é a terra de todas as gentes’ e essa é uma grande verdade, porque aqui miscigenaram-se os mais diversos povos que convivem com espírito solidário, construtivo para fazer do Paraná a quarta economia do país”.

    DATA

    O Paraná foi criado pela Lei Imperial nº 704 de 29 de agosto de 1853, mas o comunicado de seu desmembramento da província de São Paulo ainda levou alguns meses para se espalhar pelo território.

    Somente com a chegada de Zacarias de Góis e Vasconcelos em 19 de dezembro de 1853 é que a nova província passa a ter um governo próprio. Sua gestão à frente da província do Paraná durou até 3 de maio de 1855.

    Durante seu comando, instalou a Assembleia Provincial (correspondente a atual Assembleia Legislativa), inaugurou a sede do governo, convocou eleições e ordenou a construção da Estrada da Graciosa. Em 15 de julho de 1854 o primeiro parlamento paranaense foi instalado e em 27 de julho foi votada a primeira lei, a que estabelece Curitiba como capital, além de criar as Comarcas de Paranaguá, Curitiba e Castro.

    O presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR), desembargador Paulo Roberto Hapner comentou que “Naquele tempo existia uma briga política entre liberais e conservadores. Os liberais estavam apoiando a Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul, então, para promover um anteparo para que o levante gaúcho não avançasse, foi criada a província do Paraná. Além disso, tínhamos interesses com a Argentina e Paraguai que fazíamos fronteira, e se fazia necessário abrir uma estrada de Guarapuava até as Missões para aumentar o fluxo de tropas de gado que subiam para Sorocaba”.

    A mesa foi composta pelo proponente e presidente sessão solene, deputado Ney Leprevost (União Brasil); o Arcebispo Emérito de Curitiba, Dom Pedro Fedalto; o reitor da Universidade Federal do Paraná, professor doutor Ricardo Marcelo Fonseca; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Gilberto Giacóia; o secretário de estado da Fazenda do Paraná, Renê Garcia; a secretária de estado da Cultura do Paraná, senhora Luciana Casagrande Pereira; ex-governador Orlando Pessutti; ex-governadora Cida Borghetti; ex-governador Mario Pereira; o desembargador Jorge Xisto Pereira; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR), representando a Comissão Organizadora das Comemorações dos 170 anos do Paraná, desembargador Paulo Roberto Hapner e o presidente do Movimento Pró-Paraná Marcos Domakoski.

    Foto: Assessoria

    Comentários estão fechados.