Maringá poderá ganhar um novo feriado municipal: saiba em qual data

Feriado municipal já é comemorado em centenas de cidades brasileiras: projeto foi aprovado em comissão na Câmara de Maringá.

  • Por Wilame Prado

    20 de novembro. Essa é a data do possível novo feriado municipal a ser determinado em Maringá, desde que o Projeto de Lei n. 16.558/2022, que institui na data o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, seja aprovado ainda neste primeiro semestre pela Câmara Municipal. A autoria é da vereadora Professora Ana Lúcia (PDT), com coautoria dos vereadores Dr. Manoel Álvares Sobrinho (PL), Belino Bravin (PSD) e Adriano Bacurau (Rede).

    O projeto de lei tramita na Câmara de Maringá e, nesta semana, foi aprovado pela Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), presidida pelo vereador Onivaldo Barris (PSL). O projeto de lei data de 14 de dezembro de 2022. O parágrafo único dispõe: “O dia ora instituído passará a constar como feriado no Calendário Oficial de Eventos do Município.” A lei entrará em vigor na data de sua publicação.

    Com o mesmo teor, o ex-vereador Carlos Mariucci (PT) propôs o Projeto de Lei n. 14559/2018, mas o PL não chegou a ser apreciado e votado em plenário durante sessão ordinária. A Câmara de Maringá informa que o projeto foi arquivado conforme determina o art.149 do Regimento Interno (encerramento do mandato).

    “Infelizmente a gente não tinha a maioria dos votos e acabou não indo a frente o projeto de lei. Mas é uma luta que estou nela sempre. Relembrar pessoas históricas, como o Zumbi dos Palmares, e ao mesmo tempo trazer a lembrança do nosso compromisso e dívida que temos com os nossos irmãos negros e negras, é fundamental”, comentou Mariucci ao Maringá Post.

    Projeto de lei de 2018, do ex-vereador Carlos Mariucci, já tentava o feriado municipal em referência ao Dia da Consciência Negra. Foto: Marquinhos Oliveira / CMM

    Feriado por força de lei
    O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, é celebrado em centenas de cidades brasileiras onde foram aprovadas leis estaduais e municipais que preveem feriado em memória do líder Zumbi dos Palmares, que lutou contra a escravidão do seu povo.

    A data, que lembra a morte do líder do Quilombo dos Palmares, não é feriado nacional, e sim apenas onde há lei específica aprovada.

    O 20 de novembro foi incluído no calendário escolar nacional em 2003, porém, apenas em 2011, a então presidenta Dilma Rousseff (PT) sancionou a Lei 12.519, que institui oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. No entanto, para ser decretado feriado, cada Estado ou cidade brasileira precisa aprovar uma lei regulamentando o feriado.

    Fotos em destaque: Marquinhos Oliveira / CMM

    Comentários estão fechados.