Ratinho lidera pesquisa para Governador e Álvaro Dias para Senador

Segundo pesquisa do IRG, Ratinho Júnior tem 46,4% das intenções de voto para governador, e Alvaro Dias tem 40,3% para senador.

  • Segundo pesquisa do IRG, Ratinho Júnior tem 46,4% das intenções de voto para governador, e Alvaro Dias tem 40,3% para senador.
    Fotos: AEN e Divulgação

    Pesquisa quantitativa do Instituto IRG Pesquisa, divulgada na noite desta segunda-feira (4), apontou, em simulação estimulada com maior número de candidatos, que o atual governador Ratinho Júnior aparece com 52,73% dos votos válidos, índice que sobe para 65,85% em hipótese com menos concorrentes. Sobre a avaliação do atual governo, a pesquisa também apontou excelente desempenho do Governador Ratinho Júnior que obteve 67,7% de aprovação de seu governo, contra 28,6% que não aprovam. Mesmo com o ingresso do ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro na pesquisa, Ratinho Junior tem chances de conquistar a vitória em primeiro turno, marcado para 3 de outubro.

    O instituto testou dois cenários estimulados para a eleição ao comando do poder executivo paranaense. No primeiro, com mais candidatos, Ratinho Junior tem 46,4% das intenções de voto. O ex-governador Roberto Requião aparece com 19,6% e Sérgio Moro vem em terceiro, com 12,9%. Aparecem ainda na disputa o senador Flávio Arns, com 4,6% das intenções de voto, o ex-prefeito de Guarapuava César Silvestri Filho, com 2,9%, a professora Ângela Machado, com 0,9%, e Zé Boni, com 0,7%.

    Considerados os 12% de entrevistados que responderam que votarão em branco, nulo ou que se declararam indecisos, Ratinho Junior chega a 52,73% dos votos válidos e pode ser reeleito para mais quatro anos à frente do Palácio Iguaçu em menos de três meses.

    Na segunda composição testada pelo IRG, com três candidatos, as intenções de voto no atual governador sobem para 56,5% do total de votos, ou 65,85% dos votos válidos. O índice é mais do que o dobro do segundo colocado, Requião, que tem a preferência de apenas 23,5% do eleitorado. César Silvestri completa o cenário estimulado com 5,8%.

    ÁLVARO DIAS LIDERA PARA O SENADO EM TODO O ESTADO

    No cenário das eleições para o Senado Federal, a pesquisa apontou a liderança do Senador Álvaro Dias com grande vantagem, obtendo 40,3% dos votos válidos contra 27,7% do ex-juiz Sérgio Moro, possível candidato ao Senado ainda não confirmado, e 8,82% do Deputado Paulo Martins. A pesquisa para o Senado Federal mostra a força histórica de Álvaro Dias que consegue se manter sempre presente e atuante na cabeça do eleitor paranaense.

    Os demais nomes, supostos pré-candidatos ao Senado Federal, obtiveram os seguintes resultados na pesquisa do INSTITUTO IRG: Doutor Rosinha com 7,93%, Deputada Aline Sleutjes com 4,41%, Guto Silva com 3,9%, Orlando Pessuti com 3,7% e Waldir Rossoni obteve 2,39% dos votos válidos.

    SOBRE A PESQUISA

    A pesquisa foi realizada nos dias 29 de junho até o dia 03 de julho,  com uma amostragem de 1.500 entrevistas e técnica de abrangência em todo o estado do Paraná, com  margem de erro de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e um intervalo de confiança 95%. Está registrada no TSE PR-03374-2022 e BR06776-2022, com a data da divulgação: 04/07/2022, população do Estado do Paraná com 16 anos ou mais, e o trabalho de coleta de informações em campo foi realizado entre os dias 29 de junho e 03 de julho de 2022.

    Comentários estão fechados.