Ex-governador Jaime Lerner morre aos 83 anos em Curitiba

  • O ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner morreu na manhã desta quinta-feira no Hospital Evangélico Mackenzie, em Curitiba. Ele tinha 83 anos e estava internado desde domingo (23), aos cuidados de médicos nefrologistas.

    Considerado um dos políticos mais importantes da história política do Paraná, Lerner deverá ser velado no Cemitério Israelita de Santa Cândida, onde será sepultado às 15 horas.

    Embora afastado da política há quase 20 anos, após seu segundo mandato de governador, Jaime Lerner mantém fiéis seguidores, pessoas que entraram na política por sua influência, como é o caso de Cássio Taniguchi, que foi prefeito de Curitiba, do atual prefeito da Capital, Rafael Greca, e do presidente da Câmara de Maringá, Mário Hossokawa.

    Arquiteto e urbanista considerado referência no Brasil e no mundo, Lerner foi prefeito de Curitiba em três gestões (1971-1974; 1979-1983 e 1989-1993) e governador do Paraná em duas (1995-1998, reeleito para o quadriênio 1999-2002).

    Prioridade é o espaço comum

    Como arquiteto e urbanista, Jaime Lerner fez Curitiba famosa no mundo como cidade que conseguiu melhorar o trânsito e a movimentação das pessoas sem prejudicar as demais atividades. Ainda hoje as inovações implantadas em sua administração fazem diferença.

    As gestões na Capital foram marcadas por uma redefinição da paisagem urbana e uma transformação da cidade em bom exemplo para o mundo. Inaugurou parques, calçou o trecho central da Rua XV e implementou o sistema de transporte por BRT numa época em que BRT ainda era novidade no Brasil e na maioria dos países.

    Para Maringá o arquiteto criou projetos importantes, mas não foram implantados. É o caso de uma arquibancada coberta para o Estádio Willie Davids, a Vila Olímpica e um projeto para o campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

    Como governador do Paraná, Jaime Lerner teve papel fundamental na industrialização, com a atração de multinacionais automobilísticas, e na melhoria da infraestrutura do Paraná, com a concessão das rodovias.

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