Secretaria da Fazenda suspende sorteios do Nota Paraná

Por: - 23 de março de 2020
Solenidade de premiação na Secretaria de Estado da Fazenda, em Curitiba abril de 2019/ Geraldo Bubniak/ANPr

A partir da decisão da Caixa Econômica Federal de suspender por três meses a realização de sorteios da Loteria Federal, a Secretaria da Fazenda (Sefa) informa que também vai interromper, pelo mesmo período, os sorteios do Nota Paraná.

A decisão da Sefa se tornou necessária uma vez que os sorteios do Nota Paraná se baseiam nos números da Loteria Federal. De acordo com o item 12 do Anexo único da Resolução SEFA nº 626/2015, “a apuração dos contemplados será realizada de forma eletrônica e, para garantir a segurança do processo, será aplicado, sobre o conjunto de bilhetes concorrentes, algoritmo matemático, que terá por base números sorteados em extração da Loteria Federal”.

Ao informar a decisão, a Caixa apenas informou que o fazia para dar “continuidade às medidas de apoio à sociedade, de maneira a reduzir os impactos trazidos pela propagação do vírus COVID-19”. A interrupção se dará a partir da extração 5478-0.

Com isso, não há outra base segura para substituí-la, avalia o secretário da Fazenda, Renê Garcia Júnior.

Passado o período da suspensão, a secretaria vai definir se os sorteios de abril, maio e junho serão cancelados ou realizados, uma vez que a suspensão gera economia de R$ 15 milhões.

“Um recurso que poderá ser dirigido para o controle da pandemia no Paraná”, avalia Garcia Júnior. Um novo calendário de sorteios deverá ser divulgado em julho.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.