Projeto de lei prevê prêmios em dinheiro para motorista que não levar multa em Maringá

Por: - 20 de fevereiro de 2020
Texto estabelece que os sorteios sejam realizados mensalmente / Divulgação PMM

Um projeto de lei em tramitação na Câmara de Maringá propõe o sorteio de prêmios em dinheiro para motoristas que não levarem multa durante um ano na cidade. A ideia batizada de “Motorista Educado é Motorista Premiado” foi proposta pelo vereador Chico Caiana (PTB).

O projeto estabelece que os sorteios sejam realizados mensalmente. Para participar do programa, os motoristas vão precisar cadastrar os veículos que estiverem em situação regular, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito.

O texto não prevê a quantidade de sorteios por mês, valores e de onde viria o dinheiro. Esses aspectos vão precisar ser regulamentados pela prefeitura se o projeto de lei for aprovado na Câmara. Segundo o projeto, o objetivo é reduzir o número de acidentes por meio do incentivo financeiro.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), no ano passado foram aplicadas 306.526 multas de trânsito em Maringá. Desse total, mais da metade, 153.972, foram por excesso de velocidade.

O secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, preferiu não comentar o assunto. “Acho bem difícil que seja legal, mas quem vai definir isso é a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara”, afirmou.

O projeto se encontra em tramitação pelas comissões permanentes da Câmara de Maringá e não tem previsão de quando vai ser discutido em plenário.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.