Ratinho Junior oferece 2% em janeiro de 2020 e acredita em fim da greve. Palavra final é das assembleias

APP-Sindicato realiza assembleia neste sábado (13/7) às 8h30, em frente ao Palácio Iguaçu.

  • Em comunicado divulgado no final da tarde desta sexta-feira (12/7) na página da Agência Estadual de Notícias, o fim da greve dos servidores é dado como certo pelo Governo do Paraná. O texto diz que “Ratinho Junior anunciou nesta sexta o fim do movimento grevista realizado por parte dos servidores estaduais”, informa a agência.

    A volta dos servidores ao trabalho teria sido confirmada com nova proposta de pagamento da data-base. O governador propõe a “primeira parcela de 2% liberada em janeiro de 2020”. E, no total, o Estado do Paraná vai pagar 5,08% de reposição.

    No mesmo texto, o Governo do Paraná desta que, com a formalização da proposta deve haver a reposição de aulas na rede estadual, principal serviço público prejudicado pelo movimento grevista.

    “O trabalho deverá ser realizado durante o período de recesso escolar. Caso não haja reposição de horas e aulas, haverá aplicação de faltas, com desconto em folha dos dias parados”, informa a Agência Estadual de Notícias. O recesso na rede estadual de ensino começa justamente na segunda-feira (15/7).

    Segundo a agência, o governador ponderou que houve queda do PIB no primeiro trimestre, além de redução de receitas de impostos e de transferências federais neste ano. “Somente o IPVA contabiliza inadimplência de R$ 700 milhões”, informa.

    Além da reposição, com 2% a partir de janeiro de 2020, a proposta de Ratinho Juniior confirma a realização de concursos públicos para seleção de 2.560 policiais militares, 400 policiais civis (50 delegados, 50 papiloscopistas e investigadores), 96 peritos e médicos para a Polícia Científica, 1.269 agentes de cadeia, 400 profissionais da Saúde, 80 para a Agência de Defesa Agropecuária e 988 professores, entre outros.

    Após a divulgação do governo, o Fórum das Entidades Sindicais (FES) informou que não teve acesso a nova proposta do governo.

    Os representantes dos servidores destacaram que “aguardam na Assembleia Legislativa o líder do governo entregar a proposta para análise”.

    Assim que tiverem acesso, a proposta vai ser avaliada e as categorias poderão realizar assembleias e deliberar se aceitam ou não. A APP-Sindicato realiza assembleia neste sábado (13/7) às 8h30, em frente ao Palácio Iguaçu.

    Nesta sexta-feira (12/7), antes do anúncio do Governo do Paraná, o sindicato que representa os funcionários do Detran-PR informou que a partir de segunda-feira (15/7) passam a ocorrer manifestações nas Ciretrans, com a interrupção dos serviços das 12 horas às 13 horas.

    Funcionários da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab) também fizeram uma manifestação nesta sexta-feira (12/7) em frente ao escritório regional de Maringá.

    Comentários estão fechados.