Prefeito de Maringá anuncia novos nomes na Secretaria de Educação e na Coordenação do Samu Regional

Por: - 7 de março de 2019
Cerimônia de posse do Samu Regional. Prefeitura não divulgou imagens da posse da secretária / Divulgação PMM

O prefeito de Maringá Ulisses Maia anunciou nesta sexta-feira (7/3) os novos nomes para a Secretaria de Educação e Coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu Regional. Na Educação, a ex-secretária Valkíria Trindade foi demitida às vésperas do Carnaval e o ex-coordenador do Samu, Maurício Lemos, divulgou carta na manhã desta sexta-feira (7/3) com o comunicado de que pediu demissão.

Para a Educação, Maia escolheu a ex-assessora da pasta, Gisele Colombari. Ela ocupava interinamente o cargo desde a saída de Valkíria. Graduada em Direito e especialista em Direito Empresarial, Gisele é mestre em Educação pela Universidade de Lisboa.

Em termos de gestão educacional, Gisele atuou como diretora de Legislação e Normas Educacionais da Uningá e como diretora de pós-graduação da instituição. Gisele também é filha de Adelaide Colombari, ex-chefe do Núcleo Regional de Educação durante as gestões do ex-governador Roberto Requião (PMDB).

O principal desafio da pasta da Educação é a redução da fila das vagas em creches. Atrasos no processo de compra de vagas e o baixo número de ofertas da iniciativa privada até o momento contribuíram, juntamente com o caso do professor envolvido em abusos de alunos, para a substituição de Valkíria. A ex-secretária não escondeu o descontentamento com a saída do cargo.

No Samu, o médico Maurício Lemos alegou questões particulares para a decisão. “Saio com sensação de dever cumprido e decisão baseada na família, pois vou ser pai novamente. Fiquei sabendo há pouco tempo e esse foi um dos fatores que mais pesaram”, explicou em postagem nas redes sociais.

No entanto, em meio ao pré-Carnaval, houve divergências entre Lemos e o prefeito por conta da divulgação de informações sobre atendimentos realizados no sábado (23/2). O médico chegou a ser censurado publicamente na reunião realizada na manhã de domingo (24/2) e não falou mais com a imprensa sobre o episódio.

Durante a posse do novo coordenador do Samu Regional, Márcio Ronaldo Gonçalves e Silva, em cerimônia na tarde desta quinta-feira (7/3), o secretário de Saúde, Jair Biatto, informou que não há relação entre o Carnaval e a mudança. Ele afirmou que a transição é trabalhada há três meses.

“O doutor Márcio é médico intervencionista como eu e dará sua contribuição para avançarmos em conquistas para os serviços de emergência e urgência”, afirmou.

“Não faltará apoio e incentivo para o novo coordenador. Continuaremos com um serviço de excelência e referência para o país”, enfatizou o prefeito.

Médico há 10 anos do Samu, Márcio Gonçalves tem especialização em Neurointensivismo pelo Hospital Sírio-Libanês, residência em Clínica Médica e Terapia Intensiva pelo Hospital Santa Rita Maringá. É coordenador do internato em Clínica Médica no Unicesumar e médico concursado do Hospital Universitário de Maringá.

“Agradeço o doutor Maurício pelos ensinamentos e assumo um compromisso de dar continuidade ao serviço de excelência”, disse.