PT de Maringá faz 38 anos, inaugura espaço de formação, homenageia ex-prefeito e mira em 2020

Partido administrou prefeitura entre os anos de 2001 e 2004, quando José Cláudio Pereira Neto venceu as eleições.

  • Na manhã deste sábado (23/2) o PT de Maringá comemorou os 38 anos com a inauguração do Espaço de Formação José Cláudio Pereira Neto. O partido cria um espaço para reuniões, oficinas e cursos de formação de olho no futuro político.

    O PT de Maringá chegou a administrar a prefeitura entre os anos de 2001 e 2004, quando José Cláudio Pereira Neto venceu as eleições. O, agora homenageado pelo partido, faleceu em meio ao mandato e o então vice, João Ivo Calleffi assumiu a administração. A tentativa de reeleição foi frustrada com a derrota para Silvio Barros (PP).

    A sigla não conseguiu mais assumir a prefeitura, mas mantém boa representatividade na Câmara Municipal. Nas eleições de 2016, o ex-vereador Humberto Henrique, que deixou a sigla, perdeu a disputa para Ulisses Maia (PDT), mas Mário Verri (PT) e Carlos Mariucci (PT) conquistaram duas cadeiras para o partido na Câmara Municipal.

    Para 2020, tudo indica que há dois cenários para a sigla. Reeleito deputado federal, Ênio Verri (PT) pode concorrer novamente à prefeitura. Ele foi derrotado em duas ocasiões na disputa. Em 2008, perdeu para Silvio Barros (PP) e, em 2012, em disputa tumultuada na Justiça Eleitoral, foi derrotado por Carlos Roberto Pupin (PP).

    O outro cenário para a disputa majoritária pode levar o vereador e presidente do PT de Maringá Carlos Mariucci (PT) a concorrer a prefeito em 2020. Distante do prazo eleitoral, os membros do partido se aprofundam nos debates sobre a conjuntura política e buscam as melhores estratégias para ao menos manter a atual representatividade no município.

    O PT, que nacionalmente comemora 39 anos, mostrou força nas eleições de 2018 com a votação de Fernando Haddad e a eleição da segunda maior bancada da Câmara. A sigla também mantém vivo o espírito do ex-presidente Lula, preso por corrupção.

    Para inaugurar o Espaço de Formação José Cláudio Pereira Neto o PT de Maringá convidou todos os candidatos à prefeitura municipal, de 1982 a 2016, para um debate. Foram convidados Nelson Aiex (1982), Norberto Miranda (1988), Anibal Moura (1992), João Ivo Caleffi (2004), Enio Verri (2008/2012) e Humberto Henrique (2016).

    De acordo com as fotos publicadas na página oficial do partido no Facebook, não se vê a presença de João Ivo Caleffi e Humberto Henrique, que deixaram a sigla.

    “Temos muito a que recordar, mas também é momento de pensar em Maringá, de olhar para frente, para os desafios que teremos no país, sobretudo na luta contra os retrocessos e o desmonte das políticas públicas”, afirmou o vereador Carlos Mariucci sobre o encontro.

    “Temos uma história de luta, desde o primeiro ano lançando candidato a prefeito, sempre avançando muito na apresentação de pautas progressistas. Elegemos vereadores e dirigimos essa cidade. Homenageá-lo é um reconhecimento daquilo que ele fez, não apenas pelo PT, mas, em especial, para a cidade de Maringá”, afirmou Verri.

    Neste domingo (24/2), o Centro de Tradições Gaúchas (CTG/Rincão Verde) vai sediar o torneio de futebol e o tradicional almoço de aniversário do PT de Maringá, com costela ao fogo de chão.

    Comentários estão fechados.