Catorze empresas participam da licitação do viaduto do Shopping Catuaí, orçado em R$ 34 milhões com prazo de 12 meses para execução

  • O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) abriu nesta sexta-feira (19/10) as propostas de preços das catorze empresas interessadas na construção do viaduto nas proximidades do Shopping Catuaí, em Maringá. Com teto de R$ 34 milhões, os descontos oferecidos chegam a até 30%.

    A licitação prevê a implantação de dois elevados de 35 metros e alças de acesso, totalizando 9,2 quilômetros de extensão, no trevo da BR-376 (Km 172+690 metros) com a PR-317 (Km 98+980 metros), que será rebaixada. Participam cinco firmas do Paraná, cinco de São Paulo, 1 do Ceará, 1 do Rio Grande do Sul, 1 de Santa Catarina e 1 de Minas Gerais.

    Na sequência, o DER-PR vai publicar a classificação de preços no Diário Oficial do Estado e no portal Compras Paraná. A partir desta divulgação, há um prazo legal de 5 dias úteis para os concorrentes contestarem o resultado e os participantes têm mais 5 dias úteis para protocolarem as contrarrazões.

    Esgotada esta etapa recursal, será marcada a data de abertura dos documentos de habilitação. O critério para definição do vencedor é o menor preço, desde que atenda todos os requisitos estipulados no edital. Após a homologação do resultado final da concorrência, os trabalhos têm duração prevista de 12 meses a partir da ordem de serviço.

    Segundo a governadora Cida Borghetti, a intervenção garantirá a segurança dos motoristas e moradores e aumentará a fluidez do trânsito. “Esta obra era esperada há anos e foi um compromisso que firmei com a população da cidade e da região ao assumir o governo. Vai resolver o gargalo viário e acabar com os frequentes congestionamentos”, afirma.

    Na avaliação do secretário de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, o grande número de participantes reflete a situação financeira favorável do Paraná. “Somos reconhecidos nacionalmente por pagar os fornecedores em dia, ao contrário de outros estados que enfrentam dificuldades de caixa”, afirmou.

    Comentários estão fechados.