Pesquisa CBN/Ibope mostra Ratinho liderando sucessão no Paraná com Osmar em segundo; sondagem excluiu pré-candidatos como Requião e Cesar Silvestre

Compartilhar

Foi divulgado nesta segunda-feira (9/4) pesquisa CBN/Ibope registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná. Feita pelo Ibope, sob encomenda da rádio CBN de Cascavel, ela aponta Ratinho Júnior (PSD) em primeiro, com 34% das intenções de voto, seguido por Osmar Dias (PDT), com 28%,  Cida Borghetti (PP) com 5 e Dr Rosinha (PT) com 3%.

O primeiro reparo que se faz à pesquisa é quanto a ausência do nome de um pré-candidato, senador Roberto Requião (PMDB). As sondagens foram realizadas entre os dias 3 e 5 de abril e foram ouvidos 1.008 eleitores de todo o Paraná.

Requião reagiu, pelo Twiter, com a verve agressiva que lhe é peculiar: “CBN e Ibope fazem pesquisa para o governo do Paraná e excluem o meu nome, cachorrada sem vergonha. Pelo jeito já estou eleito”. O fato é que, por enquanto, só existem pré-candidatos e, nesses casos, a prudência exige simular cenários possíveis.

64% ainda não decidiram em quem votar

Chama a atenção que, se nas perguntas estimuladas, quando o nome do candidato é apresentado, Ratinho Júnior recebe 34% das intenções de voto, quando na espontânea, quando os nomes não são mostrados, ele seja citado por apenas 4%. O mesmo ocorre com os demais: Osmar cai de 28% para 2%, assim como Cida e outros nomes lembrados.

Dado importante: nas sondagens espontâneas da pesquisa CBN/Ibope, 64% disseram que não sabem ou não responderam em quem vão votar e 19% responderam “nulo ou branco”. Já na estimilada, quando a mesma pergunta é feita, 24% disseram que vão votar em branco ou anular e 6% “não sabe, não respondeu”.

Por outro lado, Ratinho é o mais o conhecido do eleitorado. Dos entrevistados, 57% afirmam que conhecem bem ou mais ou menos o deputado e 53% respondem o mesmo em relação a Osmar. Já Cida é desconhecida por 39% dos entrevistados. Mesmo assim comemorou o resultado, pois cresceu 1,5% em relação a anterior.

A pesquisa foi registrada sob o número PR-06410/2018. Confira aqui a pesquisa na íntegra.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas