Promotoria de Rolândia abre inquérito civil para apurar atuação de advogado de Homero Marchese na Comissão Processante

  • A promotora Lucimara Salles Ferro, que atua na Comarca de Rolândia, instaurou inquérito civil para apurar a atuação do advogado de Homero Marchese na Comissão Processante (CP). Lucimara abriu o inquérito após receber informações da Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público de Maringá.

    A investigação tem o objetivo de verificar se houve irregularidades na atuação em advocacia particular por Valter Akira Iwazaki, que é procurador jurídico da Câmara Municipal de Rolândia.

    O questionamento inicial sobre a regularidade da atuação em advocacia particular por Iwazaki se deu nas primeiras oitivas da CP que verifica se houve ou não quebra de decoro parlamentar por Marchese. Atualmente, o processo se encontra suspenso por decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

    Advogado de Homero nega irregularidades

    Procurado na tarde desta segunda-feira (19/2), o procurador jurídico da Câmara Municipal de Rolândia afirmou que não há irregularidades. Ele afirmou que já foi ouvido pela promotora Lucimara Salles e acredita que o parecer do Ministério Público (MP) será pelo arquivamento do caso.

    Oficialmente, o inquérito foi aberto no dia 17 de janeiro de 2018, mas a minuta do MP sobre o caso foi publicada na edição desta segunda (19/2) do Diário Oficial do Estado do Paraná.

    “Em regra não tem irregularidade, mas ainda aguardo um despacho e acredito que será arquivado”, afirmou Iwazaki. Segundo o procurador jurídico, que ocupa cargo em comissão e tem carga horária de 30 horas semanais, também há um entendimento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de que é possível exercer a advocacia privada.

    “Outro fato é que a procuradora jurídica anterior (da Câmara de Rolândia) também havia passado por este tipo de situação”, afirmou. Segundo o advogado, o caso da antecessora restou arquivado pelo Ministério Público. “Não vejo irregularidades”, ressaltou.

    Em Maringá, Valter Akira Iwazaki, atuou como advogado de Homero Marchese em todas as reuniões da Comissão Processante.

    Comentários estão fechados.