Guias do IPTU de 2018 de Maringá começam a ser distribuídas nesta terça-feira. Pagamento à vista terá desconto menor

  • Junto com o mês de janeiro chegam as guias para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), para os profissionais liberais. Em Maringá, a prefeitura começará a distribuir as cerca de 140 mil guias do IPTU de 2018 nesta terça-feira (2/1).

    O trabalho será realizado pelos Correios. A previsão é que a entrega termine no dia 22 de janeiro. Os contribuintes que não receberem a guia até o dia 22 poderão retirar o documento na praça de serviços, que funciona no térreo do Paço Municipal, a partir do dia 23 de janeiro.

    O pagamento do IPTU em parcela única pode ser feito até 25 de janeiro. O desconto será de 12%, conforme a proposta do Poder Executivo aprovada pelos vereadores nas últimas sessões do ano.

    A redução no porcentual aplicado em anos anteriores, de 15%, foi motivada pelo baixo valor do reajuste, de 2,77%. A correção foi feita com base no IPCA-15 acumulado no período de dezembro de 2016 a novembro de 2017. De 2016 para 2017, o reajuste no IPTU foi de 8,27%.

    Na quitação do imposto até o dia 22 de fevereiro há um desconto de 8%. O contribuinte também pode parcelar em 12 vezes. A primeira parcela vence no dia 25 de janeiro. A prefeitura trabalha com uma previsão de arrecadação de R$ 236 milhões.

    Contribuintes cadastrados no portal Acesso Cidadão serão notificados sobre o IPTU via e-email, com link direcionando à página para impressão das guias. A partir desta terça-feira (2/1), também é possível acessar e imprimir as guias no portal da prefeitura.

    Para o ISSQN, o desconto aprovado para o pagamento à vista será de 5%.

    Pagamento à vista do IPVA é de 10 a 16 de janeiro

    O Governo do Paraná pretende arrecadar R$ 3,2 bilhões com o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), em 2018. Para quem pretende pagar à vista, com desconto de 3%, o vencimento é de 10 a 16 de janeiro, conforme o final da placa do veículo. Acesse a tabela aqui no Maringá Post.

    A alíquota da maior parte da frota do Paraná foi definida em 3,5%, mesmo valor aplicado em 2017. Para veículos como ônibus, caminhões, caminhões de carga, de aluguel ou que usam gás GNV, a alíquota é de 1%.

     

    Comentários estão fechados.