Para 78% dos brasileiros corrupção no Brasil aumentou, diz estudo da Transparência Internacional

Por: - 9 de outubro de 2017

Para 78% dos brasileiros a corrupção no país aumentou. A pesquisa da ONG Transparência Internacional foi divulgada nesta segunda-feira (9) – ouviu 1.204 pessoas no Brasil entre maio e julho de 2016.

O período da aplicação dos questionários no Brasil – a pesquisa foi feita em 20 países da América Latina e Caribe, com 22 mil pessoas – coincidiu com a mobilização que levou ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.

As respostas à pergunta “Na sua opinião, no decorrer do ano anterior, o nível de corrupção no país aumentou, diminuiu ou ficou no mesmo?” foram:

  • Cresceu muito: 64%
  • Aumentou consideravelmente: 14%
  • Ficou o mesmo: 14%
  • Reduziu consideravelmente: 4%
  • Reduziu muito: 2%
  • Não sei: 2%

A mesma pesquisa constatou que 11% dos brasileiros, ou seja, 1 para cada 102 ouvidos, disseram que já pagaram propina para ter acesso a serviços públicos básicos, como saúde, educação e justiça.

Foi a segunda menor taxa aferida, ficando atrás apenas de Trindade e Tobago, com 6%. Já no México, metade dos entrevistados respondeu que já pagou para receber algum atendimento público.

Um dado considerado positivo é que 83% dos brasileiros acreditam que podem fazer diferença na luta contra a corrupção no país. Também disseram que se empenhariam nas denúncias: 71% afirmaram que passariam um dia no tribunal para relatar o suborno.

Os políticos e policiais são considerados os mais corruptos pelos brasileiros (47%).

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.